icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Governador garante recontratação de servidores da Educação

Ricardo Coutinho (PSB) concedeu entrevista ao JPB 1ª Edição, na tarde de hoje (3). Na ocasião ele fez uma avaliação do seu priemiro mês à frente do Governo.

Publicado em 03/02/2011 às 14:05

Jhonathan Oliveira

O governador Ricardo Coutinho (PSB) concedeu entrevista na tarde desta quinta-feira (3) ao JPB 1ª Edição, da TV Cabo Branco. Na ocasião ele fez uma breve avaliação do seu primeiro mês à frente do Governo do Estado. Um dos principais pontos abordados pelo chefe do Executivo foi a questão dos servidores temporários. Ele garantiu que os prestadores de serviço, que foram exonerados da educação, já estão sendo recontratados e que isso permitirá o funcionamento normal ao setor.

Ele voltou a dizer que encontrou o Estado com um 58% de sua receita comprometida com folha de pessoal e por isso as exonerações foram necessárias. Entretanto, ele disse que preferia ver isso não pela ótica das demissões e sim pelo fato de ter garantido o emprego de outros servidores. “Nós conseguimos garantir o emprego de milhares de prestadores que tecnicamente estariam demitidos”, disse.

Sobre o caso dos servidores da educação que reclamaram do fato de não terem recebido os salários do mês de janeiro, Ricardo foi categórico e afirmou que o estado não poderia fazer contratos ilimitados, explicando que estes funcionários não mantinham vínculo com o Estado. Porém, ele ressaltou que já está recontratando alguns desses profissionais. “Agora em fevereiro voltam todos os prestadores de serviço da educação, em quantidade suficiente para manter o funcionamento das escolas”, completou.

O governador disse ainda que não usou de critério político para exonerar os servidores. Segundo ele, o critério utilizado foi o de tempo de serviço e por isso foram exonerados todos os prestadores que tinham menos de dois anos no Estado. “Um servidor que trabalhava a mais tempo, tem mais direito do que aqueles que estavam a seis meses ou dois anos”.

Arlinda Marques

Indagado sobre a situação do hospital Arlinda Marques, em João Pessoa, onde os cirurgiões pediátricos paralisaram suas atividades, Ricardo disse que os médicos precisavam ter uma maior sensibilidade com relação a situação econômica do Estado. Segundo o governador, a categoria está cobrando mais do que o governo pode pagar.

“É preciso ter sensibilidade, é preciso respeitar as necessidades da população. O Estado não pode ser refém de uma categoria”, declarou.

Ricardo afirmou que apesar da situação encontrada no hospital, o Estado vai garantir a saúde dos pacientes da unidade. “Nós vamos garantir a saúde destas crianças, mesmo que para isso tenhamos que mandá-las para outros estados”.

Segurança Pública

O governador também comentou a onda de explosões a agências bancárias que vêm acontecendo na Paraíba. Ele disse que o combate a esta prática tem que ser trabalhado com “consciência, paciência e planejamento”. Segundo ele, não se trata de uma questão simples.

Ele disse que a polícia está reagindo de forma brava e citou as prisões que foram feitas em Areial, em Campina Grande e também no bairro do Bessa, em João Pessoa. “Os profissionais de segurança estão de parabéns”, completou.

Ricardo declarou ainda que essa tipo de crime vem acontecendo em função de um deslocamento do crime organizado do Sudeste para o Nordeste. E também vem sendo beneficiado pelas obras de transposição do Rio São Francisco. Pois segundo ele, graças a elas os bandidos estão tendo fácil acesso a explosivos.

Ainda falando de segurança, Ricardo comentou a polêmica PEC 300 da Paraíba. Segundo ele, o estado já está disposto a dialogar com os policiais, mas a categoria estaria mostrando resistência. “ A negociação já está aberta, agora a gente negocia com quem quer negociar”, acrescentou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp