POLÍTICA
Governadores do NE mantém defesa do 'isolamento social' contra coronavírus
Decisão foi tomada após debate com membros do Comitê Científico.
Publicado em 17/04/2020 às 7:45 | Atualizado em 17/04/2020 às 13:09
O isolamento social ainda é a estratégia que deverá ser adotada pelos governadores do Nordeste para tentar reduzir o índice de contaminação da população pelo novo coronavírus (Covid-19). A análise das ações de enfrentamento ao vírus foram debatidas nesta quinta-feira (16), por meio de videoconferência, entre o governador governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), com os demais governadores do Nordeste e representantes do Comitê Científico de Combate ao Coronavírus (CCCC).
O debate teve como base os estudos realizados pelo grupo que reúne cientistas, físicos e médicos. Dentre os temas debatidos na reunião, foi destacada a importância do isolamento social para reduzir o índice de contaminação da população pelo novo vírus.
O Nordeste é a segunda região do Brasil com o maior número de casos confirmados da doença, com 21,4%, perdendo apenas para o Sudeste, que concentra 56,6% dos casos no país.
O comitê é coordenado por Miguel Nicolelis, neurocientista e referência mundial na pesquisa da interface entre cérebro e computadores, e por Sérgio Rezende, físico formado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e ex-ministro da Ciência e Tecnologia e conta com a colaboração de representantes de todos os Estados do Nordeste.
O grupo ainda conta com a participação de mais de 700 membros e 50 instituições, que atuam de forma voluntária em estudos voltados para o combate à Covid-19, formulando indicativos por cada Estado.
O CCCC foi criado pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) para dar suporte às tomadas de decisões dos gestores estaduais em relação à pandemia do novo coronavírus.
Comentários