icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Governo afasta da FAC servidores por 60 dias

Funcionários públicos afastados estão proibidos de voltar aos trabalhos por 60 dias ou enquanto durar a auditoria da CGE.

Publicado em 19/05/2012 às 6:30


Quatro servidores da Fundação de Ação Comunitária (FAC), lotados na Diretoria de Operações e na Coordenadoria Financeira da Fundação, foram afastados ontem de suas funções. Francisco Eduardo Mesquita Cunha, Cláudia Farias de Assis, Roseane Lira de Assis e Antônio Ferreira Delfino estão proibidos de voltar aos trabalhos por 60 dias ou enquanto durar a auditoria da Controladoria Geral do Estado (CGE), que será iniciada na próxima segunda-feira, para apurar as irregularidades no processo de compra do leite fornecido pelo órgão para comunidades carentes através do Programa do Leite.

O presidente da FAC, Ramalho Leite, informou que determinou também o cancelamento das senhas de acesso do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siaf) dos servidores detentores deste privilégio. “Este afastamento é para facilitar as investigações e também porque a Polícia Federal evidenciou o suposto envolvimento de servidores da FAC nas irregularidades no processo de compra do leite pasteurizado”, disse.

Ramalho Leite disse ainda que as 120 mil famílias assistidas pelo Programa Leite da Paraíba não serão prejudicadas por causa de meia dúzia de desonestos. “O nosso esforço é para que o programa não sofra solução de continuidade, para não prejudicar a população”, declarou. Enquanto durar a auditoria, o servidor Marcelo Ricardo Dutra Caldas, coordenador de pesquisa, assume a Diretoria de Operações. José Noirton Maia Leite, chefe de gabinete, vai responder pela Coordenadoria Financeira.

Um suposto esquema de fraude contábil e de adulteração do leite distribuído a comunidades carentes da Paraíba, envolvendo produtores de laticínios, empresários e servidores públicos da Fundação de Apoio Comunitário do Estado da Paraíba (FAC), foi desbaratado na última quarta-feira pela Polícia Federal, através da Operação 'Amalteia'.

As investigações foram iniciadas em dezembro de 2011, pela Polícia Federal, com a participação da Controladoria Geral da União (CGU), Ministério Público Federal (MPF) e Tribunal de Contas da União (TCU), e constataram a aplicação irregular ou desvio de recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) pactuados com a FAC, no montante de R$ 285,8 milhões, entre 2005 e 2011.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp