icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Governo do Estado abre licitação para compra de avião

Processo de licitação foi aberto na última terça-feira, 3, com a participação de três empresas, que foram desclassificadas por não atender às exigências contidas no edital.

Publicado em 05/01/2012 às 8:23


A Secretaria da Administração do Estado está adquirindo uma nova aeronave para atender ao governador Ricardo Coutinho (PSB) e demais autoridades governamentais nas viagens de interesse do Estado. O processo de licitação foi aberto na última terça-feira, 3, com a participação de três empresas, que foram desclassificadas por não atender às exigências contidas no edital.

Uma nova reunião foi marcada para o próximo dia 12, às 9h, na Central de Compras do Governo, no Centro Administrativo, em Jaguaribe. As empresas desclassificadas são Voar Táxi Aéreo Ltda., Tradewinds Aircraft Sales e Interjet Aviation, LCC. Das três, apenas a Voar Táxi Aéreo apresentou preço acima da pesquisa de marcado. As outras duas não apresentaram documentos exigidos no edital. Todas, porém, poderão participar novamente do processo.

A nova aeronave, cujo valor não foi divulgado pelo governo, está sendo adquirida por licitação na modalidade pregão presencial, tipo menor preço por item. Poderão participar da licitação, empresas brasileiras e estrangeiras. O equipamento é do tipo bimotor turbo-hélice, com capacidade mínima de sete passageiros e dois tripulantes, com ano de fabricação a partir de 2008. De acordo com o edital, a aeronave deverá ser entregue no prazo de 90 dias a partir da assinatura do contrato, completamente revisada.

O governo possui atualmente duas aeronaves que já não servem mais para uso. A mais antiga é a Cheyenne III, prefixo PP-EPB, que já tem 30 anos de uso. A outra é a aeronave Sêneca, prefixo PP EPG, do ano de 1997. A Cheyenne tem apresentado constantes panes elétricas, fazendo com que ela permaneça muito tempo parada para executar serviços de manutenção. A outra aeronave também está parada para cumprimento de manutenção preventiva e corretiva.

No início do governo, em janeiro de 2011, foi apresentado um relatório assinado pelo secretário-executivo de Transportes da Casa Militar, Sérgio Linhares, informando da real situação das aeronaves. O documento revela que as duas foram recebedidas em condições impróprias para a realização dos voos. A situação mais crítica é da aeronave Cheyenne, que está parada desde agosto de 2010 devido a uma pane.

O chefe da Casa Militar do governador, coronel Chaves, confirmou os problemas existentes com as duas aeronaves do Estado, mas não quis dar detalhes sobre quanto custará aos cofres do Estado a compra da nova aeronave.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp