icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Governo envia documento sobre o fim do racionamento em Boqueirão à Justiça Federal

Documento apresentará estudo hídrico realizado no reservatório.

Publicado em 06/09/2017 às 15:15

Um documento tratando sobre o fim do racionamento no açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), que abastece Campina Grande e outros 18 municípios, está sendo preparado pelo Governo da Paraíba para apresentação à Justiça Federal, contra o pedido de suspensão do fim do racionamento apresentado pelo Ministério Público Federal (MPF) na última sexta-feira (1). O protocolo do documento deve acontecer nas próximas 72 horas.
Em contato com o secretário da Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia do Estado, João Azevêdo, ele ressaltou que o documento apresentará todos os dados técnicos sobre a condição do açude, incluindo, a tomada de decisão do governo considerando a realização de estudos. “O documento já está na Procuradoria Geral do Estado e será encaminhado à Justiça nas próximas horas. Respeitamos o pedido do Ministério Público com relação à apresentação dos dados hídricos, e vamos naturalmente comprovar a sustentabilidade do fim do racionamento mostrando o estudo técnico realizado no reservatório”, disse.
O documento apresenta ainda diversas simulações técnicas mostrando que nos cenários esperados para a evolução do nível do Açude Epitácio Pessoa há garantia hídrica de um aporte contínuo, e assim, torna-se executável e sólido o fim do racionamento, trazendo benefícios diretos a todo o sistema de abastecimento que dependem do referido manancial.
Além do Governo do Estado, a Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (CAGEPA), a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA) e a Agência Nacional das Águas (ANA) deverão apresentar defesas sobre o processo do fim do racionamento.
Em nota enviada à imprensa, o Governo da Paraíba destaca que mesmo com a retirada de 1.300 l/s de água e a evaporação natural, além do que foi utilizado pelo pequeno agricultor, o açude Epitácio Pessoa conseguiu acumular volume de 500 mil m³, totalizando 2,77 milhões de m³ no mês de agosto.
Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp