POLÍTICA
Governo federal adia início do horário de verão para não atrapalhar Enem
Mudança foi pedida pelo Ministério da Educação.Término foi mantido no mesmo dia.
Publicado em 04/10/2018 às 8:05 | Atualizado em 04/10/2018 às 14:59
Para não atrapalhar a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o governo federal decidiu adiar o início do horário de verão para o dia 18 de novembro. A decisão do presidente Michel Temer vai ser publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias. As informações são do jornal 'O Globo'.
O horário de verão estava previsto para começar no dia 4 de novembro, justamente o primeiro dia de provas do Enem. O Ministério da Educação (MEC) solicitou o adiamento para não prejudicar os estudantes.O órgão entendeu que como as regiões Norte e Nordeste não adotam o horário de verão, a mudança poderia gerar uma grande quantidade de atrasos e faltas. O exame acontece também em 11 de novembro.
Tradicionalmente, o horário de verão começa em outubro. Mas, para não coincidir com a data das eleições, o presidente Michel Temer assinou um decreto no fim de 2017 que adiou o período para novembro. O primeiro turno está marcado para o dia 7 de outubro e o segundo turno para o dia 28.
Já a data final para o horário de verão foi mantida para o terceiro domingo de fevereiro de 2019. Os relógios deverão ser alterados na madrugada do dia 16.
Atualmente, adotam o horário de verão os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
Comentários