POLÍTICA
Governo Federal reconhece estado de calamidade pública na Paraíba devido ao coronavírus
A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (30).
Publicado em 30/04/2020 às 8:39 | Atualizado em 30/04/2020 às 11:35
O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional, reconheceu estado de calamidade pública na Paraíba devido à pandemia do novo coronavírus. A portaria, assinada pelo secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (30).
A Paraíba chegou, na noite desta quarta-feira (29) ao total de 814 casos de pacientes testados positivos para Covid-19. Até o momento, foram registradas 62 mortes da doença. Segundo a Secretaria de estado da Saúde (SES), ainda há leitos de UTI e enfermaria disponíveis, mas há uma preocupação com o esgotamento da capacidade. Em âmbito estadual, 50% dos leitos de UTI já forma preenchidos, enquanto na Grande João Pessoa a ocupação está em 58%.
De acordo com o secretário de estado da saúde, Geraldo Medeiros, o reconhecimento do decreto trata-se de um mecanismo que contempla o Governo da Paraíba "no sentido de tomar atitudes rígidas para, em caso de colapso, ele tenha a prerrogativa de solicitar leitos hospitalares privados, por exemplo, no sentido de nos resguardar e nos prepararmos para a eventualidade de um colapso", explicou.
Comentários