icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Governo vai ceder área para Centro de Referência em Pesca e Navegação

Governador pediu agilidade à direção do Porto de Cabedelo no processo de cessão da área pública para que o centro possa ser implementado o mais rápido possível.

Publicado em 30/05/2011 às 21:23

Secom-PB

O Governo do Estado irá ceder uma área de responsabilidade da Companhia Docas para a instalação de um Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima no município de Cabedelo. O centro será implantado pelo Ministério da Educação, através do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFPB) e pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento – AECID. O investimento para implantação do centro de ensino será de quase 5 milhões de dólares.

Na tarde desta segunda-feira (30), o governador Ricardo Coutinho recebeu o reitor do IFPB, João Batista; a diretora do Centro de Navegação, Margarete Rocha; o prefeito de Cabedelo, José Régis; o presidente da Companhia Docas, Wilbur Jácome e a presidente da Cehap, Emília Correia Lima, em uma reunião para agilizar o processo de cessão da área por parte do Estado próxima ao Moinho Dias Branco, onde será instalado o centro de pesquisa.

O governador pediu agilidade à direção do Porto de Cabedelo no processo de cessão da área pública para que o centro possa ser implementado o mais rápido possível. Wilbur Jácome destacou que o Estado está abrindo mão de uma área de sua responsabilidade próxima ao Porto para possibilitar que a Paraíba ganhe o segundo Centro de Referência em Pesca e Navegação do Brasil, se juntando ao que existe em Santa Catarina.

De acordo com Wilbur Jácome, a cidade de Cabedelo possui grande vocação para a pesca e navegação e diante de um “apagão” de mão de obra em áreas como engenharia de pesca, técnicos em pesca e trabalhadores portuários seria uma insensibilidade muito grande fechar os olhos para isso. “Não adianta desenvolver uma atividade sem capacitar os jovens do local e aperfeiçoar a mão de obra existente com capacitação técnica e científica como a que será desenvolvida pelo centro”.

O reitor do IFPB, João Batista, destacou que o apoio do Governo do Estado e da prefeitura de Cabedelo o deixa otimista e que a Paraíba ganhará um centro que será referência no país para a formação técnica e superior na área marítima, pesqueira e portuária. “O mais importante é que possamos beneficiar os jovens e os pescadores locais, que poderão se qualificar, além de atrair pesquisadores estrangeiros para aprofundar os estudos marítimos. O centro também estará integrado ao Centro de Formação, Pesca e Cultura Marinha e servirá como laboratório do campus do IFPB em Cabedelo, que em breve ganhará o curso superior de engenharia e pesca”, adiantou João Batista.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp