icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Governo vai rever cortes para evitar fechamento de postos da Conab, diz ministra

De acordo com Ideli Salvatti, em período de seca não pode haver economia.

Publicado em 13/09/2013 às 15:42

A ministra da secretaria das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, afirmou nesta sexta-feira (13), na Paraíba, que o governo federal vai mudar o decreto que cortou verbas do orçamento de 2013 com o objetivo de evitar prejuízos na política de combate à seca. De acordo com ela, a medida vai evitar que os postos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no Sertão paraibano sejam fechados. A declaração foi dada antes da abertura do Encontro Estadual com Prefeitos e Prefeitas da Paraíba.

Segundo Ideli Salvatti, a bancada federal da Paraíba apresentou a ela, na quarta-feira (11), os prejuízos para a Conab na Paraíba com o decreto que cortou R$10 bilhões do orçamento, publicado no final de julho. A redução representaria o fechamento de postos de revenda do milho de Catolé do Rocha, Sousa e Itaporanga e o atendimento de emergência na seca ficaria prejudicado.

A ministra explicou que repassou a questão para os ministérios da Fazenda, do Planejamento e da Agricultura e os ministros se comprometeram em modificar as áreas que tiveram recursos cortados. “Na semana que vem eles vão alterar o decreto para dar uma excepcionalidade, para que não haja nenhum tipo de contingenciamento, para que a gente possa continuar atendendo”, disse. “ No enfrentamento da estiagem não tem economia, não pode ter corte de nada porque é uma emergência muito grande”, completou Ideli

Em discuso, a ministra das Relações Institucionais disse ainda que o governo federal tem o pensamento de ajudar no desenvolvimento da Paraíba. Segundo Ideli, a Paraíba tem ficado atrás dos estados vizinhos de Pernambuco e Rio Grande do Norte. Ele falou de áreas que precisam de melhorias e destacou o Porto de Cabedelo .

“ A Paraíba tem um dos portos mais antigos do país, então não tem jeito, tem que aprofundar (o calado) . Os recursos estão no PAC , estamos em parceria com o governo do estado, com a Companhia Docas. Tem que fazer a derrocagem, tem que acelerar isso, além de Suape está crescendo, eles (Pernambuco) ainda querem fazer o porto de Goiana, e Cabedelo não pode perder essa disputa”, afirmou.

Durante o encontro com os prefeitos, 40 dos 50 municípios contemplados pelo programa Água para Todos assinaram a adesão. Também foram entregues caminhões caçamba a 17 municípios do semiárido paraibano pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O equipamento soma um investimento de mais de R$ 4 milhões.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp