POLÍTICA
Habeas Pinho: lançamento de curta em João Pessoa ultrapassa fronteiras partidárias
Oposição compareceu e adotou discurso de unidade. Evento, no entanto, quebrou barreiras políticas.
Publicado em 19/08/2025 às 23:09 | Atualizado em 19/08/2025 às 23:54

O lançamento do curta Habeas Pinho, em João Pessoa, nesta terça-feira (19), reuniu algumas das principais lideranças da oposição na Paraíba. Mas também quebrou barreiras partidárias.
Embora o pano de fundo fosse artístico, exaltando a verve poética de Ronaldo Cunha Lima, a trajetória política do ex-governador foi lembrada em boa parte dos discursos.
Anfitrião do evento, o ex-senador Cássio Cunha Lima tentou evitar o tom político, mas destacou a capacidade do pai de ser “líder de multidões” sem perder o trato pessoal. Questionado, avaliou que a oposição está “unida” para a disputa do próximo ano.
Também participaram o deputado federal Ruy Carneiro (Pode), o pré-candidato ao Governo Pedro Cunha Lima (PSD) e o ex-ministro Marcelo Queiroga (PL), pré-candidato ao Senado.
Membros do Judiciário, com destaque para a desembargadora Fátima Maranhão, empresários e admiradores de Ronaldo lotaram o local.
O deputado João Gonçalves (PSB), da base governista, fez questão de marcar presença e não passou despercebido. Um sinal de que a homenagem a Ronaldo, mesmo com o predomínio da oposição, ultrapassou fronteiras partidárias
Palanques para 2026
Ruy Carneiro reforçou a leitura de “unidade da oposição”, mas ponderou que o grupo não pode depender de uma ruptura no campo do governo. “Conversamos bem, com critérios. Todos estão aí, cada um no seu formato, em campo”, disse.
Marcelo Queiroga evocou o exemplo de Ronaldo para defender diálogo com o prefeito Cícero Lucena (PP) sobre as eleições. Mas ressaltou que a pré-candidatura do senador Efraim Filho (União) é irreversível. “Cícero é um político experiente. Não tenho nada pessoal contra ele, e se for necessário dialogar para construir o projeto da centro-direita, vamos dialogar, não só com ele, mas com qualquer político”, afirmou.
Cícero não compareceu ao evento, como já era esperado. Mas teve o nome lembrado por quem prestigiou o lançamento do filme.
Comentários