POLÍTICA
Heloísa Helena critica: mulheres são maioria e ocupam menos espaço na política
Presidente da Rede está em JP para lançamento do projeto Academia de Lideranças.
Publicado em 06/05/2019 às 11:45 | Atualizado em 06/05/2019 às 17:26
"Não há razão para que sejamos maioria e estejamos em posições inferiores na política". Este é o questionamento que a ex-senadora de Alagoas e atual presidente da Fundação Rede Brasil Sustentável, Heloísa Helena, trouxe na manhã desta segunda-feira (6) em entrevista à CBN João Pessoa. Heloísa está na capital para lançar o projeto "Academia de Lideranças - II Seminário A Política e as Mulheres".
O evento, que visa promover a formação de políticas públicas na Paraíba e incentivar pessoas a entrar na política e participar de disputas eleitorais, será realizado no auditório João Eudes da Nóbrega da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), partir das 14h, e foi proposto pelo deputado Chió (Rede).
Na bancada da CBN, conduzida pela jornalista Patrícia Rocha, acompanhada por Suetoni Souto Maior, Heloísa Helena destacou que é inaceitável que todos os debates relacionados ao que nós vivemos em sociedade, a exceção da mulher no emprego e da dinamização da economia local, na geração de emprego e renda, "somos hoje quase 40% da população economicamente ativa do ponto de vista de chefia de família". "Como podemos ser quase 40% de chefes isolados de família, sem ter com quem compartilhar a vida objetiva cotidiana?", questionou.
Para Heloísa Helena, as mulheres devem estar não apenas em espaços que fazem parte do seu cotidiano, como educação e assistência social, como mães trabalhadoras. "Mas também ter espaço para debater alternativas para o coração do sistema como a questão econômica, como se compartilha, divide e distribui o dinheiro do país. Então não há há razão para que sejamos maioria e estejamos em posições inferiores. E não há motivo para que não votemos em mulheres. Esse equilíbrio é necessário para uma sociedade que queira se afirmar como democrática", completou.
Academia de Lideranças
Em sua primeira edição, o projeto Academia de Lideranças será voltado às mulheres. Líderes estudantis, integrantes de movimentos femininos, sindicalistas, donas de casa, servidoras públicas, vereadoras, empresárias, prefeitas e deputadas devem compartilhar com a ex-senadora Heloísa Helena (REDE), temas, dilemas e perspectivas de proposituras políticas femininas.
"A cultura de convidar mulheres somente para preencher vagas em legendas partidárias é ultrapassada. Com o devido apoio técnico, a Paraíba ganhará excelentes candidaturas femininas, já nas eleições 2020. Todas estão ansiosas pela soma de conhecimento e troca de experiências com a ex-senadora Heloísa Helena (REDE), que já demonstrou entusiasmo e alegria, ao voltar à Paraíba", completou Chió.
Comentários