POLÍTICA
Hospital de campanha do Metropolitano com UTIs para Covid-19 será desinstalado
Os leitos serão transferidos para unidades hospitalares do interior do estado.
Publicado em 30/07/2020 às 8:16 | Atualizado em 30/07/2020 às 13:41
O Hospital Solidário, ou Hospital de Campanha, montado no estacionamento do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, na Grande João Pessoa, será desativado nesta sexta-feira (31). De acordo com a Secretaria de estado da Saúde, o último paciente internado no hospital de campanha receberá alta no fim da tarde desta quinta-feira (30).
Em entrevista à TV Cabo Branco, na noite desta quarta-feira (29), o secretário de estado da saúde, Geraldo Medeiros, disse que a unidade estava apenas com 29 pacientes e que eles seriam transferidos para o Hospital Metropolitano, que abriga a unidade de campanha.
Geraldo Medeiros explicou que, para manter esta estrutura, o governo estadual desembolsa um valor para aluguel mensal que, atualmente, já não faz mais sentido, tendo em visto que há leitos disponíveis em outras unidades.
Para manter o funcionamento da unidade nestes três meses último meses, o Governo do Estado investiu R$ 17,1 milhões destinados à aquisição de equipamentos e insumos, pagamento do funcionalismo e locação de estrutura.
"O Hospital Santa Paula está funcionando com pacientes em UTI e dispõe de 150 leitos, sendo 130 de enfermaria e 20 de UTI. Não haverá instabilidade ou insegurança", assegurou.
O governador João Azevêdo (Cidadania) já havia falado sobre a possibilidade de desativação da unidade de saúde, no último dia 22 de julho. A decisão, no entanto, dependeria da evolução da pandeia na Paraíba e da taca de ocupação no hospital.
Hospital de campanha
A unidade, que teve sua construção iniciada no dia 1º de abril e entregue no dia 20 de abril, possui 130 leitos exclusivos para o atendimento de pessoas com o novo coronavírus. Os equipamentos do Hospital Solidário serão levados para os hospitais localizados no interior da Paraíba, que tem avançado no número de casos.
A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) em todo o estado é de 46%, até esta quarta-feira (29). Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 51%. Já as enfermarias na Grande João Pessoa estão apenas 29% ocupadas. No Sertão do estado está em 49% (UTI) e 52% (enfermaria).
*matéria atualizada às 13h desta quinta-feira (30) com mudança da data da desativação do hospital pela SES.
Comentários