POLÍTICA
Hospital Regional de Guarabira sofre com demanda de cidades vizinhas
Em 2011 foi sancionada lei que cria a Região Metropolitana de Guarabira, que abriga 18 municípios.
Publicado em 20/05/2012 às 15:33
Em julho do ano passado, o governador Ricardo Coutinho (PSB) sancionou a lei da lavra da deputada Léa Toscano, criando a Região Metropolitana de Guarabira, que abriga 18 municípios do brejo paraibano: Guarabira, Alagoinha, Araçagi, Belém, Borborema, Caiçara, Cuitegí, Dona Inês, Duas Estradas, Lagoa de Dentro, Logradouro, Mulungu, Pilões, Pilõezinhos, Pirpirituba, Serra da Raiz, Sertãozinho e Serraria.
O objetivo da criação foi estabelecer políticas e diretrizes de desenvolvimento. A lei também estabelece que a fiscalização de obras e serviços, bem como as demais ações, será ampla e executada por órgãos e instituições públicas.
A população de Guarabira tem muitas reivindicações e reclamações. Na área de saúde, por exemplo, por mais de um ano, faltou atendimento pediátrico, consequência do fim de um convênio com o hospital privado da cidade. A única solução era levar as crianças para o Hospital Regional, que atende os mais diversos casos, inclusive fraturas expostas.
Apesar disso, foram acumulados R$ 6 milhões, oriundos das prefeituras vizinhas. Por ser referência no brejo, os hospitais de Guarabira ficam sobrecarregados.
Comentários