POLÍTICA
Ítalo Guedes promete criar Secretaria de Cultura e Economia Criativa em João Pessoa
Candidato do PSOL quer realizar um aumento no orçamento da Cultura.
Publicado em 15/10/2020 às 13:30 | Atualizado em 06/07/2023 às 12:57
O candidato à prefeitura de João Pessoa Ítalo Guedes (PSOL) publicou no seu plano de governo uma proposta de aumentar e qualificar os investimentos para a área da Cultura. Segundo o plano, a política cultural é secundarizada na gestão municipal, tratada sem planejamento e sem prioridade no orçamento. Para acabar com o que ele chama de desvalorização do setor, o candidato propões a criação da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, o Sistema Municipal de Cultura e realizar o primeiro concurso público para os órgãos da gestão cultural.
Com a secretaria, Ítalo visa desenvolver uma política cultural mais estruturada e planejada. Dessa forma, seria possível reorientar e reorganizar a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), que seria parte da nova secretaria.
Além de aumentar os investimentos na área, Ítalo Guedes deseja incentivar a pesquisa sobre os projetos culturais para mapear o cenário. O objetivo é desenvolver um Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais, onde serão armazenados todos estes dados.
Buscando valorizar a produção cinematográfica, Ítalo planeja criar a Agência Municipal do Audiovisual (AMA). A criação da AMA visa fortalecer o potencial do cinema na capital paraibana. Esta agência será responsável por financiar e fomentar a produção pessoense, em diferentes áreas (cinema, internet, TV, jogos eletrônicos e novas mídias).
Comentários