icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

João defende mais investimentos em energias renováveis em Conferência do Clima

Governador assinou documento se comprometendo com ações para melhor o planeta.

Publicado em 06/11/2019 às 17:17 | Atualizado em 06/11/2019 às 18:47


                                        
                                            João defende mais investimentos em energias renováveis em Conferência do Clima
Foto: divulgação/secom-PB

O governador João Azevêdo (PSB) e demais governadores do Nordeste assinaram, nesta quarta-feira (6) a Declaração do Recife, documento que apresenta diretrizes de desenvolvimento sustentável para o poder público, empresas e a sociedade civil. A assinatura ocorreu durante a Conferência Brasileira de Mudança do Clima, que acontece até sexta-feira (8) na capital pernambucana. Na ocasião, o governador da Paraíba defendeu a ampliação de investimentos na geração de energias alternativas, como a eólica e solar, como forma de minimizar o custo e permitir a mudança da matriz energética do próprio Nordeste.

"São diversas as frentes que temos que pensar, levando em consideração, acima de tudo, a preservação ambiental e é possível fazer isso em função do que hoje, tecnologicamente, é disponibilizado. A meta do carbono zero precisa ser buscada em todo o Brasil pelo potencial que o país tem, preservando o meio ambiente para termos um desenvolvimento sustentável”, observou João.

Ele também destacou o compromisso dos governadores do Nordeste, por meio do Consórcio Nordeste, com o meio ambiente. “Esse é um dos pontos prioritários e será defendido pelos governadores da região por ser uma questão importante para o Brasil. Quando temos um desastre terrível como o que atingiu as praias do Nordeste sabemos da consequência disso para a economia nacional e esse é um problema muito sério que precisa ser tratado de uma maneira mais objetiva do que a presenciada até agora”, pontuou.

Declaração de Recife

A Declaração de Recife prevê a implementação de medidas de mitigação às mudanças climáticas, por parte do poder público, e a redução de emissão e o fim do desmatamento ilegal, por parte das empresas privadas; e feita a leitura da Carta dos Órgãos Estaduais de Meio Ambiente pelo Clima, que teve a adesão de todos os Estados da federação.

Elaborado por entidades públicas e privadas, organizações não governamentais e acadêmicos, o documento apresenta metas para priorizar o cumprimento da agenda de descarbonização até 2030 e para zerar a emissão em 2050.

Conferência do Clima

A Conferência Brasileira de Mudança do Clima (CBMC) segue até a próxima sexta-feira com o objetivo de discutir e apresentar propostas de implementação da NDC brasileira (Contribuição Nacionalmente Determinada), documento do Estado brasileiro que registra os principais compromissos e contribuições do país para o acordo climático.

A CBMC visa demonstrar que a sociedade e o setor produtivo brasileiro mantêm-se firmes no Acordo de Paris e que o protagonismo na agenda de clima, florestas e desenvolvimento sustentável e a governança climática são grandes oportunidade para o Brasil; promover compromissos empresariais e prioridades para a agenda de clima, florestas e desenvolvimento sustentável; e apresentar experiências, negócios, soluções, tecnologias e políticas brasileiras que valorizam, integram e fazem progredir os resultados da governança climática.

Os governadores Paulo Câmara (Pernambuco); Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte); Renan Filho (Alagoas); Wellington Dias (Piauí); e Belivaldo Chagas (Sergipe); além de João Leão (governador em exercício da Bahia), Carlos Brandão Júnior (vice-governador do Maranhão), e Geraldo Júlio (prefeito de Recife) marcaram presença na Conferência.

Imagem

Angélica Nunes

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp