icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

PB tem mais de 605 mil crianças até 9 anos: João promete olhar especial a essa população

O socialista tem propostas em diversas áreas para a população infantil paraibana.

Publicado em 12/10/2018 às 7:00 | Atualizado em 13/10/2018 às 7:09


                                        
                                            PB tem mais de 605 mil crianças até 9 anos: João promete olhar especial a essa população

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Paraíba tem mais de 605 mil crianças com idades entre 0 a 9 anos. A população infantil paraibana pode ser ainda maior, levando-se em conta que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) considera criança pessoas com até 12 anos, mas o recorte do IBGE classifica a faixa seguinte em 10 a 14 anos, portanto, elas são muito mais. Para saber o que aguarda o futuro das crianças que vivem na Paraíba, neste Dia das Crianças, comemorado nesta sexta-feira (12), o Jornal da Paraíba separou as principais propostas do governador eleito da Paraíba, João Azevêdo (PSB), para os pequenos.

>>> Feriado de Nossa Senhora Aparecida: Saiba o que abre e o que fecha

Em seu programa de governo, apresentado à Justiça Eleitoral ao registrar a candidatura, o socialista destacou que “é seu direito humano e cidadão dispor de formação educacional de qualidade que as ajudem a adquirir ou aperfeiçoar os conhecimentos e habilidades necessários para explorar oportunidades e participar plenamente da sociedade”, afirma.

João diz, ainda no programa, que “a meta é seguir criando e ampliando as melhores condições capazes de oferecer a crianças, jovens e adultos da Paraíba um ambiente sócio-educacional que propicie a plena realização dos seus direitos e capacidades”.

Confira abaixo as principais propostas, por área:

Educação

Dentre as propostas na área da educação está a continuidade, com ampliação, de programas desenvolvidos pela gestão do governador Ricardo Coutinho, como o SOMA - Pacto pela Aprendizagem na Paraíba, articulado ao Pacto pelo Desenvolvimento Social da Paraíba, para investir também nas ações de educação emocional ainda na etapa da educação infantil. “Na educação infantil, a criança precisa desenvolver habilidades intelectuais, sensoriais e motoras, além de sedimentar valores e atitudes que serão essenciais em seu processo de alfabetização, enfatiza João Azevêdo, em seu programa de governo.

Além do Soma, João Azevêdo também pretende manter e ampliar o programa Gira Mundo para Professores e estudantes, ampliando os países de intercâmbio, identificados através de seu potencial e experiência na área de educação .

João também pretende alcançar e manter os 100% de alfabetização na idade certa e criar a Escola Cidadã Integral de nível Fundamental, com projeto pedagógico próprio, referenciado, desenvolvido por professores paraibanos, por meio da Rede Gira Paraíba, centrado na formação para a autonomia, no ensino bilíngue, ética, criatividade e inovação.

Saúde

Na área da saúde pública, o novo governador da Paraíba pretende integrar as redes de atenção à saúde, sobretudo as prioritárias: Redes de Atenção Materno-infantil, de Atenção às Urgências e Emergências, de Atenção Psicossocial, de Cuidado à Pessoa Com Deficiência e a de Atenção às Doenças Crônicas.

Assistência social

Na área da assistência social, o programa de governo de João Azevêdo prevê a ampliação de equipamentos como Casas da Cidadania e de Acolhida para crianças e adolescentes, de forma regionalizada e consorciada.

Outra questão na área social que ele pretende combater diz respeito ao enfrentamento ao tráfico de pessoas e à violência sexual contra crianças e adolescentes. A estratégia é, em cooperação com universidades, instituições, organizações sociais e esferas do Estado, promover a criação do 'Observatório de Violências', para registro, análise e divulgação de informações sobre violências não apenas contra crianças e adolescentes, como também contra mulheres, LGBT, etnias, raças no estado.

Esporte

O novo governo socialista pretende, segundo propõe no programa de governo, realizar parcerias com cursos superiores de Educação Física, com a finalidade de criar ações esportivas, para desportivas e de lazer, para crianças, adolescentes, jovens e idosos.

Imagem

Angélica Nunes

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp