POLÍTICA
JP divulga pesquisa de intenção de votos em Campina Grande
Pesquisa faz parte do projeto do Jornal da Paraíba de acompanhamento do pleito de 2012.
Publicado em 25/11/2011 às 10:55
A edição deste domingo (27) do Jornal da Paraíba publica a primeira pesquisa de intenção de votos para as eleições na cidade de Campina Grande. O levantamento faz parte de um abrangente projeto para o acompanhamento do pleito do de 2012. O Jornal publicará 25 consultas até o término das eleições.
A empresa responsável pela pesquisa é o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), de Pernambuco, que tem 25 anos de experiência no ramo. A consulta aos eleitores de Campina Grande será a segunda publicada pelo Jornal da Paraíba. Em outubro foi divulgada a intenção de voto para João Pessoa. Na ocasião foi constatada uma disputa polarizada entre o senador Cícero Lucena (PSDB), o ex-governador José Maranhão (PMDB) e o atual prefeito Luciano Agra (PSB).
Três outras pesquisas serão feitas ainda no primeiro semestre de 2012, período pré-eleitoral, em três outros municípios, que serão oportunamente divulgados. E além de avaliar o potencial de votos dos nomes que estão em listas de possíveis candidatos a prefeito, as pesquisas também colhem a avaliação que as populações fazem dos atuais prefeitos dos municípios pesquisados, assim como a do governo do Estado.
No período eleitoral propriamente dito, que se iniciará em julho de 2012 e terminará no dia das eleições, 7 de outubro de 2012, o Jornal da Paraíba realizará novas pesquisas de intenção de votos, além de debates e entrevistas com os candidatos a prefeito. Nesse período de aproximadamente 100 dias, serão feitos eventos nos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo, Bayeux, Santa Rita, Guarabira, Patos, Sousa, Cajazeiras e Monteiro.
Ipespe
O Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas possui sede em Recife e tem 25 anos de existência. Sua equipe é de formação e experiência técnica multidisciplinar, tendo entre seus integrantes, colaboradores e consultores em diversas áreas: sociólogos, comunicólogos, cientistas políticos, publicitários, educadores, psicólogos, antropólogos, estatísticos, técnicos em informática, geógrafos e economistas – que compõem um quadro de aproximadamente 50 profissionais, além de equipes de pesquisadores de campo e telepesquisadores.
Comentários