icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Judiciário na PB inicia retomada das atividades presenciais a partir desta segunda

TRT, Ministério Público e a Defensoria Pública também reabrem alguns setores.

Publicado em 20/07/2020 às 7:29 | Atualizado em 20/07/2020 às 13:01


                                        
                                            Judiciário na PB inicia retomada das atividades presenciais a partir desta segunda
Foto: Divulgação/TJPB

				
					Judiciário na PB inicia retomada das atividades presenciais a partir desta segunda
Foto: Divulgação/TJPB. Foto: Divulgação/TJPB

A partir desta segunda-feira (20), setores da Justiça na Paraíba iniciam a primeira etapa de um retorno gradual das atividades presenciais, após quatro meses de paralisação em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Também retomam algumas atividades presenciais o Ministério Público e a Defensoria Pública do Estado. Na Justiça do Trabalho também haverá o reinício dos trabalhos em alguns setores.

No caso da Justiça comum, de acordo com o presidente do TJ, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, a decisão foi tomada após reunião com os dirigentes do Ministério Público e da Defensoria Pública do Estado, como parte do Plano de Implantação de Retorno Gradual e Sistematizado às Atividades Presenciais (PI).

Inicialmente serão feitos trabalhos apenas de digitalização dos processos criminais, iniciando-se pelos feitos de réus presos (expediente interno). Esta primeira fase se estende até o dia 2 de agosto, quando se estima que a segunda etapa comece com a abertura gradual para o trabalho externo, focado, principalmente em audiências com réus presos e menores apreendidos. Já o terceiro momento está previsto para a partir de 24 de agosto.

Segundo ele, o retorno está condicionado às regras de biossegurança (contidas em manual elaborado pela Gerência de Qualidade de Vida do TJPB) e à avaliação dos riscos diante do cenário da pandemia, com classificação por bandeiras, conforme previsto no Decreto Estadual nº 40.304, de 12 de junho do corrente ano. Assim, o retorno só valerá para as comarcas que não estejam sinalizadas com bandeira vermelha.

“Iniciaremos a retomada, mas, havendo qualquer regresso ou agravamento da situação, ela será suspensa. Faremos tudo dentro das cautelas da Organização Mundial de Saúde (OMS). Para a 1ª etapa de trabalho interno, o Tribunal já providenciou Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), termômetros e outras ferramentas necessárias, com um planejamento estratégico junto aos diretores dos fóruns”, informou o presidente.

Trabalho externo

No caso da abertura para o trabalho externo, Márcio Murilo acrescentou que a ideia inicial é que as audiências ocorram de forma mista (em parte presencial e em parte, virtual), visto que a regra é a priorização do trabalho remoto. “Será possível realizá-las com os defensores, advogados, juiz e membro do Ministério Público em suas casas. Oficiais militares poderão ser ouvidos nos quartéis; os presos e menores apreendidos, nos presídios e nos Centros de Reabilitação; os policias civis, nas delegacias. Só as testemunhas que não tiverem condições tecnológicas de participar, deverão comparecer para serem colocados em salas de videoconferência”, explicou.

O presidente também acatou a sugestão do Grupo de Trabalho quanto à redução do expediente. “Nas comarcas do interior, onde o funcionamento ocorre no turno matutino, será das 7h às 12h, e naquelas da Grande João Pessoa e de Campina Grande será das 13h às 18h”, adiantou.

TRT

O Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região) retoma suas atividades presenciais a partir desta segunda-feira. Nesta primeira fase, haverá a limitação máxima de 30% de servidores por setor em todas as unidades no Estado. As atividades presenciais estarão direcionadas para a expedição de notificações postais, elaboração de mandados e no cumprimento das comunicações judiciais, entre outras atividades.

Por enquanto, as audiências presenciais não serão retomadas, assim como as sessões de julgamento em segunda instância, no Tribunal Pleno e nas Turmas de Julgamento, que continuarão sendo realizadas na forma telepresencial.

Segundo o presidente do TRT, mesmo contando com uma equipe reduzida e com a limitação do atendimento presencial, várias medidas de segurança foram tomadas com o propósito de garantir a migração de uma fase para outra de maneira segura para magistrados, servidores e terceirizados.

O protocolo prevê que, ao entrar nos prédios da Justiça do Trabalho no Estado, todos terão a temperatura corporal aferida, além da obrigatoriedade do uso de máscaras. Serão colocados em vários pontos dos prédios reservatórios com álcool em gel 70º para higienização das mãos. Ainda, haverá a exigência de um distanciamento de 2 metros entre as pessoas e estações de trabalho e limitação de uso dos elevadores por uma pessoa apenas.


				
					Judiciário na PB inicia retomada das atividades presenciais a partir desta segunda
Foto: Kleide Teixeira. Foto: Kleide Teixeira
Imagem

Angélica Nunes

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp