POLÍTICA
Juíza manda Rômulo retirar propaganda
Rômulo foi acusado pelo Ministério Público Eleitoral de fazer propaganda eleitoral antecipada por meio da fanpage.
Publicado em 03/06/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 16:19
A juíza Niliane Meira, do Tribunal Regional Eleitoral, determinou a retirada imediata da fanpage do vice-governador Rômulo Gouveia de uma postagem em que consta sua foto, o número do partido e a sigla em destaque, bem como as curtidas e os comentários.
Ela determinou ainda a retirada imediata da referida fanpage de toda e qualquer publicação (postagens, imagens, comentários e demais ações eventualmente a elas vinculadas) que façam menção a qualquer informação sobre o pleito vindouro, seja por meio de número possivelmente utilizado para o pleito, comentários que utilizem o termo "senador", "candidato" ou que projetem a imagem do vice-governador como melhor opção para preencher o cargo que pretende disputar.
Rômulo foi acusado pelo Ministério Público Eleitoral de fazer propaganda eleitoral antecipada por meio da fanpage. De acordo com a juíza Niliane Meira, a postagem despertou o eleitor que com ela passaram a ser postados comentários sobre a candidatura, havendo uma específica chamando-o de "meu Senador" .
Embora não tenha havido pedido expresso de voto na publicação, ela entendeu que ficou evidenciada a prática de propaganda eleitoral antecipada na postagem, qual seja a do destaque do candidato com a sigla e o número do partido permitindo uma conclusão quanto a se relacionar a uma futura candidatura para o cargo de senador. "Dentre as postagens referidas na inicial, entendo que, já isoladamente, há uma que deve ser enquadrada como propaganda antecipada, qual seja a imagem em que o representado aparece em foto com o número 55 e a sigla de seu partido em grande destaque, dados estes que se identificam com o número que poderia ser utilizado no caso de eventual formalização da candidatura para o cargo para o qual se comenta publicamente - o de Senador da República", destacou a juíza.
Mesmo antes de ser notificado pelo TRE, o vice-governador assegurou que o conteúdo seria retirado de sua fanpage no máximo até hoje. “Decisão da Justiça se cumpre. A juíza acatou parcialmente a denúncia e enalteceu meu trabalho como vice-governador. Uso essas ferramentas desde o início do mandato e não porque estamos em ano eleitoral”, justificou.
Rômulo ainda reafirmou o respeito aos mais de 40 mil seguidores que possui nas redes sociais. “Eu não tive a intenção, mas tem coisa que foge ao nosso controle, a exemplo dos comentários feitos pelos seguidores. Não é necessário redobrar a atenção porque eu já tenho muito cuidado com o que é postado. Não há atividades de promoção pessoal a não ser o trabalho que faço”, disse. (Colaborou Michelle Farias)
Comentários