icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Justiça amplia horário de recadastramento

Atendimento biométrico passará a ser oferecido das 8h às 18h para os eleitores de Campina Grande.

Publicado em 02/05/2013 às 8:00 | Atualizado em 13/04/2023 às 14:59

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) decidiu ampliar o horário de atendimento para o recadastramento biométrico em Campina Grande, segundo maior colégio eleitoral do Estado. A partir da próxima segunda, o serviço será oferecido das 8h às 18h e não em apenas um turno, como acontece atualmente. O objetivo é ampliar a capacidade de atendimento para 600 eleitores por dia, quadruplicando a média atual que é de apenas 150 recadastrados.

Em quase três meses, apenas cerca de 3,5% dos eleitores de Campina Grande procuraram o Fórum Eleitoral para efetuar a identificação através da impressão digital. De acordo com estimativas da 17ª Zona Eleitoral, responsável por coordenar o atendimento no município, cerca de 10 mil eleitores efetivaram o recadastramento entre os mais de 280,2 mil eleitores inscritos nas quatro zonas eleitorais com sede em Campina Grande.

O prazo começou em 4 de fevereiro e vai até 21 de março de 2014, e quem não se recadastrar a tempo ficará impedido de votar nas eleições. O cadastramento está sendo feito em 19 cidades. Além de João Pessoa e Campina, também estão sendo convocados os eleitores de Boa Vista, Lagoa Seca, Logradouro, Mamanguape, Cuité de Mamanguape, Mataraca, Catingueira, Aguiar, Nova Olinda, Massaranduba, Caiçara, Serra da Raiz, Capim, Itapororoca, Emas, Olho D’água e Igaracy.

A ampliação do atendimento só será possível através do convênio entre a Justiça Eleitoral e a Prefeitura de Campina Grande, que vai ceder 44 servidores municipais para reforçar o efetivo do recadastramento. O presidente do TRE-PB, desembargador Marcos Cavalcanti, e o prefeito Romero Rodrigues, assinarão o termo de cooperação na próxima segunda. A solenidade está agendada para as 9h, mas o local ainda não foi confirmado.

Para o presidente do TRE-PB, o apoio das prefeituras é fundamental para que a Justiça Eleitoral cumpra a meta de cadastrar 100% dos eleitores até o dia 21 de março do próximo ano. “O prefeito Romero Rodrigues foi muito solícito ao disponibilizar o pessoal de que precisamos para realizarmos o cadastramento. Acredito que, com mais esse apoio, conseguiremos alcançar o total de eleitores de Campina Grande”, afirmou o desembargador Marcos Cavalcanti.

Além de ampliar o horário, a ideia é montar postos de atendimento em outros locais para descentralizar os trabalhos e facilitar o acesso da população, a exemplo dos quatro distritos. “Devemos fazer um trabalho mais intenso em Galante e São José da Mata, onde se concentra o maior número de eleitores, mas vamos nos estender aos outros igualmente. Estamos fornecendo o que for preciso para que a Justiça conclua a biometria em nossa cidade”, disse Romero.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp