POLÍTICA
Justiça suspende concurso
Juíza suspendeu resultado de concurso público realizado no município pela empresa Exames & Consultoria Ltda.
Publicado em 04/07/2012 às 6:00
A juíza da Comarca de Rio Tinto, Renata Câmara Pires Belmont, determinou a suspensão do concurso público realizado pela prefeitura. A decisão impede a divulgação do gabarito e de seu resultado, além de sustar a respectiva homologação e qualquer nomeação de candidatos aprovados, sob pena do pagamento de multa diária, pela prefeita Magna Gerbasi, de R$ 50 mil.
O pedido de suspensão foi apresentado por Maria Celly de Sousa Copino. Ela denuncia que a empresa contratada para realizar o concurso, a Exames & Consultoria Ltda, está sendo investigada pelo Ministério Público, pela Polícia Federal e Controladoria Geral da União, “eis que estaria envolvida em um escândalo de proporção nacional justamente pelas fraudes cometidas juntamente com gestores públicos”.
Destaca ainda a autora da ação que a continuidade do concurso pode acarretar danos ainda maiores à coletividade, uma vez que há indícios fortíssimos de que o certame está eivado de fraudes. “O verdadeiro objetivo é beneficiar os apadrinhados eleitorais da atual administração”, afirma Maria Celly.
De acordo com ela, a prática de realizar concurso no fim de gestão já era adotada pelo ex-prefeito Marcos Gerbasi, marido da atual prefeita.
Ao determinar a suspensão do concurso, a magistrada levou em conta o possível envolvimento da empresa Exames em fraudes em outros concursos. Segundo ela, todo concurso público deve primar pela lisura, legalidade, transparência, impessoalidade e moralidade, “notadamente quando realizado por um órgão público”.
Comentários