POLÍTICA
Lançamento do grupo deve se dar em abril
Grupo de prefeitos terá um comitê político e outro técnico.
Publicado em 18/01/2015 às 8:00 | Atualizado em 28/02/2024 às 17:21
O G-20 Semiárido deverá ser lançado oficialmente no início de abril, durante um seminário, em Petrolina. O grupo terá um comitê político e outro técnico. “O político será formado pelos prefeitos, enquanto o técnico vai ser composto pelos secretários municipais de Planejamento, universidades e instituições de pesquisa, a exemplo da Empresa e do Instituto Nacional do Semiárido (Insa)”, explicou o secretário de Planejamento da Prefeitura de Petrolina, Geraldo Júnior.
Geraldo ainda destacou que a formatação do grupo exclui bandeiras partidárias ou coligações políticas. Segundo ele, o compromisso é com o desenvolvimento do Semiárido, a única bandeira que será levantada das políticas públicas que garanta o crescimento.
As localidades são expoentes em atividades econômicas que vão de fruticultura irrigada à extração de petróleo, indústria de transformação, polos de Educação e Saúde, sendo responsáveis por um volume considerável do PIB nacional.
SELEÇÃO
Os critérios de seleção dos municípios, que formarão o grupo, foram a densidade demográfica e a capacidade de influenciar a dinâmica de outras localidades, de acordo com cada setor econômico predominante. Levantamentos indicam que juntas as cidades acumulam um PIB anual de R$ 50 bilhões.
20 MUNICÍPIOS
As 20 cidades totalizam 4.660.957 habitantes. São elas: Arapiraca (Alagoas); Feira de Santana, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso e Vitória da Conquista (Bahia); Caucaia, Crato, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maranguape, Iguatu e Sobral (Ceará), Campina Grande e Patos (Paraíba), Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Garanhuns e Petrolina (Pernambuco) e Mossoró (Rio Grande do Norte).
Comentários