icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Liminar garante Vitor Hugo na prefeitura de Cabedelo em 2019

Decisão autoriza prefeito interino a assumir a presidência da Câmara e, consequentemente, o Executivo

Publicado em 11/12/2018 às 11:22 | Atualizado em 27/12/2018 às 15:02


                                        
                                            Liminar garante Vitor Hugo na prefeitura de Cabedelo em 2019
Foto: Plínio Almeida/TV Cabo Branco

				
					Liminar garante Vitor Hugo na prefeitura de Cabedelo em 2019
Victor assumiu a prefeitura após a Operação Xeque-Mate (Foto: Plínio Almeida/TV Cabo Branco). Foto: Plínio Almeida/TV Cabo Branco

A 'novela' política que tomou conta da cidade de Cabedelo, na Grande João Pessoa, ganhou um novo capítulo nesta terça-feira (11) . O prefeito interino, Vitor Hugo Castelliano (PRB), divulgou uma decisão da juíza Teresa Cristina de Lyra Pereira Veloso que lhe garante assumir a presidência da Câmara Municipal e, consequentemente, se manter na prefeitura da cidade em 1º de janeiro de 2019. A liminar é de 3 de dezembro, mas Vitor afirmou que divulgou tardiamente de “forma estratégica”.

A decisão faz parte da guerra que se instaurou entre Vitor Hugo e a atual presidente da Câmara, Geusa Ribeiro (PRP). O que acontece é que em março foi eleita antecipadamente a Mesa Diretora que assumiria os comandos da Casa em janeiro do próximo ano. No entanto, dos escolhidos, quatro estão presos, por conta das investigações da Operação Xeque-Mate, que desarticulou um esquema de corrupção na cidade. O único livre é Vitor, que ocuparia o cargo de 2º vice-presidente. Com esse cenário, Geusa articulou uma nova eleição e foi escolhida para a presidência e, assim, também assumiria a prefeitura até a escolha do novo prefeito por voto direto, que vai acontecer em março do próximo ano.

Os vereadores aliados de Vitor Hugo entraram na Justiça e conseguiram suspender o projeto de resolução que alterou a mesa diretora, em uma decisão tomada na segunda-feira (3) pela juíza Teresa Cristina de Lyra Pereira Veloso. No mesmo dia, a magistrada concedeu uma outra liminar, em um processo movido pelo prefeito interino, divulgada nesta terça por ele.

Na decisão, a magistrada garante a Vitor Hugo o direito de assumir a presidência da Mesa Diretora, em janeiro, diante do impedimentos dos demais, já que foi eleito 2º vice-presidente.

Caso a decisão, que é provisória, não seja revista, a tendência é que Vitor Hugo ao assumir a presidência em janeiro convoque uma nova eleição da Mesa Diretora com o intuito de conseguir ser eleito de ser presidente de fato e evitar um possível revés, tanto com Geusa, ou até mesmo com Jacqueline Monteiro (PRP), que tinha sido eleita para comandar a Câmara em março e foi presa na Xeque-Mate.

O consultor jurídico da Câmara da Cabedelo, Lincoln Mendes, disse que tem conhecimento da nova decisão a favor de Vitor Hugo desde o dia 4 de dezembro, quando recebeu a intimação. No entanto, afirmou que ainda não teve acesso aos autos. “Por uma estratégia jurídica dos advogados do prefeito interino, o processo foi colocado em segredo de Justiça, é preciso que a juíza libere o acesso . Tão logo a gente tenha acesso aos autos, vamos saber quais os argumentos apresentados pelo prefeito interino e verificar a possibilidade, ou não, de interposição de recurso”, pontuou.

Como presidente da Câmara, Vitor Hugo fica na prefeitura até a eleição suplementar que vai escolher o novo prefeito da cidade, marcada para 17 de março. Ele já anunciou interesse em disputar o pleito. O cargo ficou oficialmente vago após a renúncia de Leto Viana (PRP), apontado como cabeça do esquema desarticulado na Xeque-Mate.

Imagem

Jhonathan Oliveira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp