POLÍTICA
Longas filas marcam o último dia para o alistamento eleitoral em João Pessoa
Filas para o atendimento em João Pessoa se formaram desde as primeiras horas da manhã.
Publicado em 04/05/2016 às 9:44
No último dia do prazo final para alistamento eleitoral, as filas começaram a se formar desde as primeiras horas da manhã em João Pessoa. Na Central de Atendimento ao Eleitoral (Cenatel) da capital, na rua Odon Bezerra, em Tambiá, o alistamento teve início às 7h e segue em horário especial até as 19h. Já na sede do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), na Avenida Princesa Isabel, o posto de atendimento ao eleitor, com quinze guichês simultâneos, abre das 12h às 19h.
A diferença de horário acabou causando contratempos para alguns eleitores, que, no caso do posto instalado no TRE, também madrugaram para fazer o cadastramento eleitoral. É o caso do senhor Ezyr Guimarães, de 79 anos, que chegou ao local por volta das 5h e terá que esperar até o meio-dia para ser atendido. "Sou idoso. Não votei na outra (eleição) e quero votar nessa porque um candidato pediu meu voto e eu não gosto de negar", disse.
Ezyr, que não é obrigado a votar, foi sucedido na fila pela adolescente Elisiane Batista, de 16 anos. Ela também chegou ao TRE pouco depois das 5h da manhã. A votação, no caso dos dois, é facultativa, porém, ambos se disseram com votade de comparecer às urnas em outubro para "fazer valer a cidadania".
O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos e facultativos para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os maiores de 16 e menores de 18 anos, de acordo com a Constituição Federal, reforça o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador José Aurélio da Cruz.
Quem for tirar o título de eleitor pela primeira vez deve comparecer ao cartório eleitoral com documento de identificação oficial com foto, comprovante de residência recente e comprovante de quitação militar para os homens.
O TRE-PB vem convocando o eleitorado paraibano para regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral desde o início de 2015, divulgando prazos e fazendo chamamentos através de campanhas e notas oficiais, para que transtornos de última hora, como longas filas, fossem evitados.
Para consultar a situação eleitoral, o eleitor deve acessar o site do TRE.
Comentários