icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Luiz Couto denuncia policiais da PB por torturas e ameaças de morte

Luiz Couto diz que duas testemunhas paraibanas nas investigações que tratam sobre violência no Estado foram ameaçadas e uma outra torturada por policiais.

Publicado em 04/11/2009 às 15:33

Da Redação
Com informações da Assessoria do parlamentar

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal, deputado Luiz Couto (PT), denunciou na tarde desta quarta-feira (4) que duas pessoas que prestaram depoimentos na audiência pública realizada na última sexta-feira em João Pessoa, que tratou da violência no Estado, foram ameaçadas de morte por policiais. Uma terceira estaria sendo vítima de tortura e extorsão.

O deputado solicitou proteção para as três pessoas junto ao Ministério Público, no sentido de que elas sejam incluídas no Programa Federal de Assistência a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas (Provita).

Segundo o parlamentar, um dos policiais, conhecido por tenente Ronaldo, foi o responsável pelas torturas. Ele disse que já encaminhou pedido ao Comandante da Polícia Militar para que tome providências. “Vamos pedir ao corregedor da Polícia Militar para que abra um inquérito com relação a esse policial e a outros que promoveram torturas”, afirmou Couto.

Na visão do deputado, além da violência crescente no Estado, há um clima de impunidade. “Policiais que cometem tortura e extorsão, ao invés de serem presos e condenados, estão ameaçando aqueles que vêm a público denunciar estas práticas ilícitas que sofreram”, disse.

Enquanto presidente da Comissão de Direitos Humanos, Couto encaminhou solicitação de providências a outras autoridades da Paraíba, e em breve o promotor de Justiça da Comarca de Alhandra deverá ouvir as pessoas envolvidas.

Na última sexta-feira, a Comissão de Direitos Humanos e Minoria da Câmara dos Deputados e a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República estiveram em João Pessoa realizando uma audiência pública, quando ocorreram diversas denúncias por pessoas vítimas de tortura, de maus tratos, de exploração sexual e estupro.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp