POLÍTICA
Mais de 24 mil títulos podem ser cancelados
Eleitores que não justificaram a ausência nas três últimas eleições podem ter títulos cancelados; regularização pode ser feita até 25 de fevereiro.
Publicado em 22/02/2013 às 6:00
Levantamento feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que, na Paraíba, 24.816 eleitores que não votaram e não justificaram a ausência nas três últimas eleições podem ter o seu título cancelado. Para regularizar a situação, esses eleitores devem comparecer ao cartório eleitoral no período de 25 de fevereiro a 25 de abril portando documento oficial com foto, título eleitoral e comprovantes de votação, de justificativa eleitoral e de recolhimento ou dispensa de recolhimento de multa.
Do total, 5.532 eleitores são de João Pessoa e 1.998 de Campina Grande. Os demais municípios com o maior número de faltosos são Santa Rita (739), Bayeux (688), Patos (679), Cajazeiras (446), Sapé (415) e Sousa (381). No Brasil, 1.512.884 podem perder o título.
A relação das inscrições passíveis de cancelamento está disponível nos cartórios eleitorais para consulta pelos interessados. O eleitor também pode verificar se o seu documento está sujeito a cancelamento no site do TSE, na opção “Serviços ao eleitor”.
A chefe do cartório da 16ª zona em Campina, Josineide Almeida, explicou que não será expedido qualquer tipo de notificação ao eleitor sobre a situação do título. Conforme Josineide, o não comparecimento ao cartório eleitoral para comprovação do exercício do voto, da justificativa de ausência ou do pagamento das multas correspondentes implicará o cancelamento automático do título de eleitor, que será efetivado de 10 a 12 de maio de 2013.
Comentários