icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Mais de 245 mil ainda não se recadastraram

Para a capital bater a meta recadastramento, que é de 80% dos eleitores, serão necessárias mais 42 mil revisões eleitorais.

Publicado em 07/03/2014 às 6:00 | Atualizado em 11/07/2023 às 12:26

A duas semanas do final do prazo para o cadastramento biométrico, mais de 254 mil paraibanos ainda não fizeram a revisão eleitoral nos 19 municípios da Paraíba. Do total, 140 mil são de João Pessoa e 79 mil de Campina Grande, conforme relatório publicado ontem pelo Tribunal Superior Eleitoral, que já fez o batimento nacional.

Todavia, para o cadastramento ser válido, é necessário o cadastramento de 80% do eleitorado. De acordo com o TSE, apenas cinco cidades atingiram esse percentual. Quem não regularizar a situação até o dia 21 deste mês terá o documento cancelado pela Justiça Eleitoral.

Em João Pessoa, maior colégio eleitoral do Estado, 339.441 (70,80%) já revisaram os títulos no universo de 479.456 eleitores, enquanto 140.129 ainda não compareceram aos postos da Justiça Eleitoral para fazer a biometria. Para a capital bater a meta de 80%, serão necessários mais 42 mil recadastramentos de eleitores.

Em Campina Grande, segundo colégio, 200.114 (71,69%) eleitores já se recadastraram, do total de 279.142. A meta de 80% será atingida na Rainha da Borborema com mais 22 mil revisões de títulos.

Em Mamanguape, 21.154 (66,82%) também fizeram a revisão, faltando 10.484 para completar 100%.

Os demais municípios que ainda não atingiram o percentual de 80% do cadastramento biométrico são Caiçara (71,56%), Catingueira (77.12%) Cuité de Mamanguape (75,04%), Igaracy (70,18%), Itapororoca (76,11%), Lagoa Seca (70,94%), Logradouro (69%), Mataraca (69,15), Nova Olinda (62,55%), Olho d'Água (68,66%) e Serra da Raiz (75,38%).

As cidades que atingiram a meta do cadastramento biométrico são Aguiar (80%), Boa Vista (86,83%), Capim (81,35%), Emas (82,76%) e Massaranduba (82,76%).

MAIS DOIS POSTOS SÃO ABERTOS EM JOÃO PESSOA

Na capital, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) abriu ontem mais dois postos de atendimento para o recadastramento biométrico.

O primeiro foi na Fundação de Apoio ao Deficiente (Funad), no conjunto Pedro Gondim, e outro na Escola Municipal Dom Hélder Câmara, no Valentina.

Na Funad, inclusive, o serviço conta com intérpretes de libras para ajudar no atendimento aos deficientes auditivos, e na Escola Municipal Dom Helder Câmara serão colocados à disposição da população oito guichês de atendimento.

Ainda em João Pessoa, o atendimento é feito, das 8h às 18h, na sede do TRE, no Fórum Eleitoral (por trás do Shopping Tambiá); no Procon Estadual (anel externo da Lagoa); no Núcleo de Apoio às Urnas (Av. Hilton Souto Maior, no bairro do José Américo); na Casa da Cidadania de Mangabeira (ao lado do Mercado Público) e de Manaíra (Manaíra Shopping); e na subprefeitura de Mangabeira (próxima ao Trauminha).

Já em Campina Grande, os eleitores podem procurar atendimento no Fórum Eleitoral (bairro da Liberdade) ou no Museu Vivo (Açude Novo).

SEM AGENDAMENTO

O secretário de Tecnologia da Informação do TRE, Leonardo Lívio, acredita que todos os municípios vão bater a meta. Ele explicou que o acesso dos eleitores ao recadastramento biométrico está liberado, independentemente de agendamento de vaga pela internet. O eleitor que não fizer a biometria não poderá votar na próxima eleição e terá vários direitos suspensos, como tirar passaporte, participar de processos de licitação e concurso público, lembrou Leonardo.

APELO

Já a coordenadora do Centro de Atendimento ao Eleitor em Campina Grande, Sandra Farias, disse que para a cidade atingir a meta será necessário o cadastramento de cerca de dois mil eleitores por dia. “Apelamos aos eleitores que compareçam ao fórum e ao posto de atendimento na Secretaria de Ciência e não deixem tudo para o último dia”, frisou Sandra.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp