POLÍTICA
Mais de dois mil eleitores fazem cadastro para voto em trânsito
Em JP, a requisição pode ser feita nos cartórios da 1ª e 76ª Zonas Eleitorais, no Fórum Eleitoral.
Publicado em 21/08/2014 às 11:00 | Atualizado em 08/03/2024 às 17:43
Termina nesta quinta-feira (21), o prazo para o eleitor requerer sua habilitação para votar em trânsito no primeiro ou no segundo turno das eleições de 2014 para presidente e vice-presidente da República. Em João Pessoa, já se cadastraram 1.807 para os dois turnos e, em Campina Grande, 324, totalizando 2.131.
Na capital, a requisição pode ser feita nos cartórios da 1ª e 76ª Zonas Eleitorais, no Fórum Eleitoral. Na Rainha da Borborema, o cadastro é feito pela 17ª Zona, Fórum Desembargador Evandro de Souza Neves.
Para votar em trânsito é preciso que o eleitor esteja com a situação regular no cadastro eleitoral e apresente um documento oficial com foto. Uma vez cadastrado nessa modalidade, o eleitor ficará automaticamente apto a votar no local onde informou que estará no dia do pleito, mas será desabilitado para votar na sua seção de origem.
A alteração ou o cancelamento da habilitação poderão ser requeridos até o término do prazo para o pedido.
Locais
Ficará a cargo dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) registrarem as seções especiais e os locais onde serão instaladas as urnas para o voto em trânsito, nas respectivas capitais dos estados e nos municípios com mais de 200 mil eleitores. A seção destinada à recepção do voto deverá conter no mínimo 50 e no máximo 600 eleitores.
Quando o número mínimo não for atingido, os eleitores habilitados deverão ser informados da impossibilidade de votar por meio dessa modalidade no município por eles indicado.
Nesse caso, ficará cancelada a habilitação dos eleitores para votar em trânsito e eles deverão justificar a ausência ou votar na seção de origem.
Comentários