POLÍTICA
Mais recursos para João Pessoa
Inaldo Leitão assume o cargo de secretário de Acompanhamento Governamental da Prefeitura Municipal de João Pessoa.
Publicado em 23/04/2013 às 6:00 | Atualizado em 13/04/2023 às 14:52
Trabalhar junto ao governo federal para conseguir o maior volume de recursos para a Prefeitura de João Pessoa e acompanhar os projetos já apresentados em Brasília serão as principais de linhas de ação do ex-deputado federal Inaldo Leitão (PP), indicado pelo prefeito Luciano Cartaxo (PT) para ocupar o cargo de secretário de Acompanhamento Governamental da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) em Brasília.
“Vamos reforçar a prefeitura e atuar em sintonia com prefeito e secretários, além de articular junto à bancada paraibana no Congresso a apresentação de emendas parlamentares ao orçamento da União, destinando o maior volume de recursos para João Pessoa”, ressaltou Inaldo.
A pasta estava sendo conduzida pelo sociólogo Geraldo Acciolly, que entregou o posto na semana passada alegando problemas de ordem familiar, já que sua família continua residindo em Fortaleza, Ceará. O retorno à vida pública de Inaldo Leitão pode abrir as portas para uma possível candidatura à Câmara dos Deputados em 2014.
Na pasta de Acompanhamento Governamental, em Brasília, que foi criada na gestão do prefeito Luciano Cartaxo, o novo auxiliar da gestão petista na capital terá a missão de articular junto ao governo da presidente da República, Dilma Rousseff (PT), recursos federais para ações a serem realizadas pela prefeitura da capital.
Inaldo, que é filiado ao PP do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, já havia tido o nome lembrado para a mesma secretaria, no final do ano passado, quando Cartaxo começou a montar sua equipe, que acabou optando por Geraldo Acciolly.
EXPERIÊNCIA
Natural de Sousa, o novo secretário Inaldo Leitão é bacharel em Direito e tem larga experiência e vivência em Brasília, onde exerceu por duas vezes mandato como deputado federal no período de 1999 a 2007. Também foi deputado estadual, tendo sido presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba no biênio 1997/1999. Inaldo foi também considerado pelo Diap em sete edições como um dos 100 Cabeças do Congresso Nacional, incluindo os 81 senadores e 513 deputados federais.
No Congresso Nacional foi o membro titular da Comissão Especial que escreveu o novo Código Civil, relator do Código de Processo Civil. Por sua atuação na Câmara dos Deputados, Inaldo foi eleito sete vezes pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) como um dos 100 mais influentes parlamentares das duas Casas do Congresso Nacional, de 2000 a 2006.
Já exerceu cargos de secretário de Cidadania, Justiça e Administração; secretário da Articulação Governamental. Em junho de 2010, a convite do ex-governador José Maranhão, assumiu a Casa Civil, quando atuou como assessor especial da Presidência da República. Foi ainda Delegado do Ministério da Educação (MEC) e governador interino da Paraíba.
Comentários