POLÍTICA
Maranhão assina pacto pela redução de desigualdades sociais
Governador assinou pacto com o presidente Lula e os demais gestores de Estados do Nordeste. Evento acontece em Salvador.
Publicado em 24/03/2009 às 18:39
Da Redação
Com informações da Secom-PB
O governador José Maranhão (PMDB) assinou, nesta terça-feira (24), o Pacto de Combate às Desigualdades Regionais, durante evento realizado em Salvador com a participação do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT). O Pacto foi assinado também pelos demais governadores dos estados nordestinos.
De acordo com José Maranhão, o pacto tem como base quatro metas: redução da taxa de analfabetismo; eliminação do sub-registro civil; combate à pobreza rural; e diminuição dos índices de mortalidade infantil.
Integram a comitiva governamental da Paraíba os secretários Francisco Jácome Sarmento (Infraestrutura e Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente); José Maria de França (Saúde); Sales Gaudêncio (Educação) e Giucélia Figueiredo (Desenvolvimento Humano).
Durante discurso, o presidente Lula falou sobre as desigualdades regionais. “Se não fosse o descaso a que esse país foi submetido durante décadas e décadas, se ele tivesse sido olhado com carinho suas diferenças culturais e sociais, certamente ele já estaria pronto a muito mais tempo", disse o presidente.
As metas estabelecidas pelo compromisso, chamado de Mais Nordeste pela Cidadania e devem ser cumpridas até 2010. Entre as metas estão a expansão do número de jovens e adultos em processo de alfabetização, redução da mortalidade infantil, realização de campanhas e mutirões para emissão de registros de nascimento.
No caso da Paraíba, a equipe do Governo Maranhão detectou neste primeiro mês que o Estado perdeu recursos e convênios, por conta do não cumprimento de prazos, de documentações e de projetos, por parte do governo anterior. De acordo com a Secretaria de Comunicação do Estado, houve prejuízos tanto na Educação, quanto na Saúde e na Secretaria do Desenvolvimento Humano.
Comentários