POLÍTICA
Maranhão exonera Ademir do Planejamento e dá posse a novo secretário
Sem alarde e sem maiores explicações, Ademir de Melo foi remanejado para a coordenação do Núcleo de Assuntos Estratégicos. No lugar dele entra Osman Cartaxo.
Publicado em 25/11/2009 às 7:25
Da Redação
Com Clóvis Gaião, do Jornal da Paraíba
Sem muito alarde e sem maiores explicações, o governador José Maranhão (PMDB) exonerou Ademir Alves de Melo do cargo de secretário de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). O ato foi publicado na edição desta quarta-feira (25) do Diário Oficial do Estado. Quem o substitui é Osman Bernando Dantas Cartaxo, que assume a titularidade da pasta.
Mesmo com a exoneração, Ademir não saiu dos quadros da administração estadual. Para ele foi atribuída a coordenação do Núcleo de Assuntos Estratégicos. A nomeação também saiu no Diário Oficial de hoje.
A mudança na Secretaria de Planejamento foi anunciada na terça-feira (24), quando a Secretaria de Comunicação marcou o horário da posse de Osman Cartaxo. O evento está marcado para as 10h30 no Palácio do Governo.
Desgastes com Ademir
No que diz respeito às alianças políticas para 2010, Ademir de Melo, que é filiado do PC do B, se envolveu em uma polêmica quando foram levantadas dúvidas se seu partido apoiaria o PMDB, de José Maranhão, ou se iria aliar-se ao PSB, de Ricardo Coutinho, ambos pré-candidatos declarados ao Governo do Estado. “Temos um posicionamento do PCdoB nacional em que o partido expressa que devemos apoiar a aliança PMDB/PT”, respondeu.
Mais recentemente, Ademir também trocou acusações com Estelizabel Bezerra, a secretária de Planejamento da Prefeitura de João Pessoa. Ela declarou que o Governo do Estado teria inviabilizado um convênio estabelecido entre a administração municipal e a gestão do ex-governador Cássio Cunha Lima, para recuperar de ruas e calçadas do Centro Histórico.
Em resposta, Ademir de Melo negou que tivesse se recusado a conversar com Estelizabel. Ele ainda afirmou que o convênio estava expirado há 130 dias e que, desde então, a Prefeitura não teria manifestado interesse em renová-lo através de um aditivo de prazo.
Durante o tempo em que foi o responsável pela gestão da Seplan, Ademir ainda se viu em meio a uma crise com a Universidade Estadual da Paraíba, quando o governador anunciou que cortaria R$ 16 milhões do orçamento da instituição. O fato gerou um desgaste, uma vez que Maranhão teve que voltar atrás, já que o corte de receita não seria permitido devido à autonomia financeira da UEPB.
Conheça Osman Cartaxo
Osman Cartaxo, 59 anos, é natural de Cajazeiras e já ocupou cargos importantes do governo de Pernambuco e na prefeitura de Recife. Ele afirmou que recebeu com muita hora o convite do governador José Maranhão (PMDB) e aceitou com a missão de conceber, desenvolver e viabilizar projetos de longo alcance para a Paraíba.
Em entrevista ao JORNAL DA PARAÍBA na noite de ontem, o engenheiro colocou como principal desafio no novo cargo do Governo do Estado melhorar o perfil econômico do Estado, principalmene na área portuária e de turismo.
“Outros estados Nordestinos a exemplo do Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte, conseguiram avançar no desenvolvimento turistico e a Paraíba reúne boas estradas, infraestrutura básica e um litoral belíssimo faltando apenas aproveitar melhor todo esse potencial”, opiniou Osman Cartaxo.
O engenheiro e novo secretário de Planejamento e Gestão da Paraíba se disse preparado para ocupar o cargo diante do clima político do Estado. A condução política é feita por todo o governo, mas esperamos contar com o apoio e a participação da sociedade nesse processo de desenvolvimento do Estado.
Engenheiro civil com pós graduação em engenharia industrial e planejamento e gestão pública, Osman foi diretor de planejamento da prefeitura de Recife na gestão do prefeito Gustavo Crause, Diretor da Agência Estadual de Planejamento de Pernanbuco, secretário adjunto de Planejamento do governo de Pernambuco na administração de Joaquim Francisco e diretor de informática do Tribunal Regional Federal da 5ª região, na capital pernambucana. (Clóvis Gaião, do JORNAL DA PARAÍBA)
Atualizada às 8h19.
Comentários