icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Maranhão renuncia ao Senado e TRE confirma diplomação

Agora ex-senador, José Maranhão (PMDB) chega à Paraíba às 9h30. TRE realiza sessão ordinária às 10h para diplomá-lo como novo governador da Paraíba.

Publicado em 18/02/2009 às 7:35

Karoline Zilah

Após a determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de posse imediata do segundo candidato mais votado para o cargo de governador, José Maranhão (PMDB) confirmou na manhã desta quarta-feira (18) que já renunciou ao cargo de senador e que deve chegar às 9h30 na Paraíba para assumir o Governo do Estado.

Na expectativa por assumir o cargo de chefe do Executivo, José Maranhão saiu de Brasília para João Pessoa por volta das 7h. Ele confirmou que assim que chegar à Capital paraibana sua primeira providência será comparecer ao Tribunal Regional Eleitoral para dar início ao processo de diplomação e posse.

A assessoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) confirmou que uma sessão extraordinária está marcada para acontecer às 10h para diplomar Maranhão. Quem fica com a sua vaga no Senado é o suplente Roberto Cavalcanti (PSDB).

O presidente do TRE, Nilo Ramalho, informou ao Paraíba1 que o tribunal foi comunicado da decisão eletronicamente pelo TSE logo após o término da sessão que confirmou a cassação de Cássio Cunha Lima. Segundo Nilo, ainda assim, Carlos Ayres Britto, presidente do TSE, anunciou por telefone que já havia enviado todo o teor da decisão.

Nilo informou ainda que a sessão das 10h foi notificada a Maranhão através dos seus advogados e que, se não for possível que ele chegue às 10h, os advogados devem comunicar ao TRE para que a sessão seja suspensa e retomada quando ele chegar à Paraíba.

Em entrevista ao programa Comunidade 101, da rádio 101 FM, José Maranhão relatou que, mesmo estando em Brasília, não era preciso a sua presença no Senado para que sua renúncia fosse efetivada e que comunicou o desligamento do cargo por meio de correspondência.

Sobre os secretários que vão compor a sua equipe, ele comentou que deve definir os nomes nas próximas horas e finalizar a lista “possivelmente” até a quinta-feira.

Maranhão ainda disse que o período carnavalesco não vai atrapalhar a sua posse e ainda confirmou sua presença no bloco Muriçocas do Miramar na noite desta quarta-feira. “Até porque já participo todos os anos e não tenho motivos para deixar de ir”, finalizou.

Atualizada às 8h19.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp