POLÍTICA
Maranhão vai apresentar relatório para regulamentação de drones no país
Senador prepara normas sobre equipamentos no Código Brasileiro de Aeronáutica.
Publicado em 16/11/2017 às 17:11
O senador José Maranhão (PMDB) vai apresentar em duas semanas o relatório ao Projeto de Lei Suplementar do novo Código Brasileiro de Aeronáutica, regulamentando o uso de drones no Brasil. Drone é um veículo aéreo não tripulado e controlado remotamente que pode realizar inúmeras tarefas.
A proposta está sendo analisada por uma comissão especial do Senado cujo relator é José Maranhão. “Pela minha visão e de técnicos da comissão, é necessário obrigar que os proprietários destes equipamentos registrem a aquisição prévia na Aeronáutica”, frisou Maranhão.
Congonhas
O senador também comentou o episódio o corrido no último domingo (12), no aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, o segundo mais movimentado do país. O local ficou fechado por duas horas porque um drone sobrevoou por 30 minutos uma das cabeceiras da pista. Com isso, 35 aviões que aterrissariam foram desviados para aeroportos em Guarulhos, Campinas e Ribeirão Preto. A polícia investiga o caso para identificar quem estava pilotando remotamente o drone.
Maranhão, que é piloto de avião, lamentou o episódio. “Ou o proprietário perdeu o controle do artefato ou agiu de forma criminosa e intencionalmente, interferindo no tráfico aéreo do segundo maior aeroporto do país”, ressaltou o relator.
Comentários