POLÍTICA
MDB/PMDB: seis episódios que marcaram a história do partido no país
Durante a ditadura, o partido comandado por Ulysses Guimarães foi uma frente ampla que acolheu a sociedade civil na luta pela redemocratização.
Publicado em 26/05/2016 às 17:38
MDB. Movimento Democrático Brasileiro. Era assim que se chamava o partido que fez oposição à ditadura militar. Os tempos eram de bipartidarismo e só havia o MDB e a Arena (Aliança Renovadora Nacional), que era o partido do governo. Com a reforma partidária e a volta do pluripartidarismo, já nos estertores da ditadura, o MDB ganhou um P e virou PMDB, Partido do Movimento Democrático Brasileiro.
O MDB foi uma frente ampla de oposição que abrigou um grupo de moderados, outro de autênticos, sob o comando do deputado Ulysses Guimarães, o Dr. Ulysses. Depois da redemocratização, em sete eleições (Collor, FHC duas vezes, Lula duas vezes, Dilma duas vezes), não conseguiu eleger o presidente pela via direta. Em 1985, devolveu o poder aos civis, mas pelo voto indireto, elegendo a chapa Tancredo Neves/José Sarney.
Não é preciso fazer qualquer esforço para constatar que, para pior, o PMDB do presidente Michel Temer é muito diferente do velho MDB que acolheu as lutas da sociedade civil pela redemocratização. Seis episódios remetem à trajetória do partido quando comandado por Dr. Ulysses.
O anticandidato
Em 1974, Ulysses Guimarães disputa pela via indireta a presidência com o general Ernesto Geisel. Perde feio, mas o partido marca posição.
Eleições de 1974
Primeira vitória expressiva do MDB, acende um sinal de alerta no Palácio do Planalto. O partido cresce no Senado e na Câmara Federal.
Eleições de 1982
Na volta das eleições diretas para governadores, o PMDB conquista estados importantes como São Paulo (com Franco Montoro) e Minas Gerais (com Tancredo Neves).
Diretas Já
Em 1984, o PMDB comanda a campanha pela volta das eleições diretas para presidente. A emenda Dante de Oliveira é derrotada, mas abre caminho para a vitória no colégio eleitoral da chapa Tancredo/Sarney.
Eleições de 1985
Tancredo Neves, do PMDB, vence Paulo Maluf, do PDS, no colégio eleitoral. O primeiro civil eleito depois do golpe de 1964 morre antes de assumir. Assume o vice, José Sarney.
Assembleia Nacional Constituinte
O congresso constituinte é eleito em 1986. Em 1988, é promulgada a nova Constituição. Dr. Ulysses, no comando da Câmara, é chamado de o Senhor Constituinte.
Comentários