icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Transposição do São Francisco deve ser retomada imediatamente, diz ministro

Obras do eixo norte da transposição beneficiam o Sertão paraibano.

Publicado em 05/05/2018 às 10:46


                                        
                                            Transposição do São Francisco deve ser retomada imediatamente, diz ministro

As obras do eixo norte da transposição do São Francisco devem ser retomados imediatamente, informou o ministro da Integração Nacional, Antônio de Pádua de Deus Andrade procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho em reunião neste sexta-feira (4). As obras vão beneficiar a região do Sertão da Paraíba. Um nova empresa foi contratada para dar continuidade às obras.

Segundo o ministro da Integração Nacional, foi necessário contratar nova empresa para retomar as obras do eixo norte da transposição porque a anterior desistiu do contrato por dificuldades financeiras. O novo contrato no valor de R$ 500 milhões foi assinado com o consórcio Ferreira Guedes - Toniolo, Busnello.

Na reunião, o ministro destacou a relação de respeito e a parceria existente entre o Ministério da Integração e os Ministérios Públicos Estadual e Federal, na Paraíba. Ele e sua equipe informaram o estágio da transposição e explicaram as complexidades técnicas, jurídicas, administrativas e estruturais da obra. Também foram apresentados e discutidos os entraves, como o baixo volume de alguns reservatórios, a necessidade de obras de saneamento básico nos municípios, os estudos socioambientais e licenças ambientais.

Um cópia do contrato com a nova empresa e da ordem de serviço foi entregue ao procurador-geral de Justiça durante reunião promovida pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em João Pessoa, com órgãos técnicos e governamentais para discutir o andamento das obras da transposição.

A reunião foi presidida pelo PGJ e contou com a participação dos procuradores de Justiça Francisco Sagres, Álvaro Gadelha, Janete Ismael e José Roseno Neto e dos promotores de Justiça, Raniere Dantas (coordenador do Centro de Apoio Operacional às promotorias de Justiça do Meio Ambiente, Saúde e Consumidor), Alcides Amorim e Francisco Bergson (presidente da Associação Paraibana do Ministério Público). Também participaram a procuradora da República, Janaina Andrade, que representou o MPF; o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho na Paraíba, Carlos Eduardo Lima.

Estiveram presentes à reunião representantes do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs), da Advocacia-Geral da União (AGU), Defesa Civil, do Legislativo Federal e Estadual, da Secretaria de Recursos Hídricos da Paraíba e da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa).

Seraphico enfatizou a atuação integrada entre os ramos do Ministério Público, na Paraíba e falou do empenho da instituição ministerial para que as obras da transposição sejam concluídas. Falou também da parceria exitosa que foi realizada entre o MPPB e o Ministério da Integração para cobrar dos municípios da região de Monteiro as obras de saneamento necessárias para viabilizar a conclusão do eixo leste da transposição.

Eixo Norte da Transposição

O eixo norte da transposição começa no município de Cobrobó, em Pernambuco, onde ocorre a captação das águas do Rio São Francisco. De lá, o rio atravessa 260 quilômetros para beneficiar as populações de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. Em solo paraibano, as obras desse trecho passam pelos municípios de Monte Horebe, São José de Piranhas e Cajazeiras.

Segundo Antônio de Pádua, 96% das obras desse eixo já foram finalizadas e a partir de agora, será dado ritmo acelerado ao trabalho. A meta é que a última estação elevatória seja concluída em junho deste ano.

A entrega do eixo norte da transposição do Rio São Francisco vai garantir a segurança hídrica a mais de 7 milhões de pessoas de 223 municípios localizados nesses quatro estados nordestinos.

Imagem

Tiago Bernardino

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp