POLÍTICA
Ministro confirma chegada das águas do 'Velho Chico' à Paraíba no sábado
Helder Barbalho vistoria com técnicos e parlamentares obras da transposição.
Publicado em 06/03/2017 às 17:40
Com um atraso de dois dias por conta do vazamento da barragem de Barreiro, em Pernambuco, o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, anunciou que a chegada da água do rio São Francisco à Paraíba, pelo município de Monteiro, está prevista para o próximo sábado (11). Ele também confirmou a presença do presidente Michel Temer para a solenidade da chegada das águas do “Velho Chico”.
A informação foi dada durante vistorias, nesta segunda-feira (6), a estruturas do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco já preparadas para levar água às torneiras dos paraibanos. O ministro e sua equipe técnica estiveram nos reservatórios Barreiro (PE), Campos (PE), na barragem Camalaú (PB) e no açude Poções (PB). Os senadores Cássio Cunha Lima (PSDB) e José Maranhão (PMDB) também acompanharam a visita.
“A previsão é de que estaremos fazendo, no próximo sábado, a entrega da água, na Paraíba, com a presença do presidente da República e claro com o festejo da população nordestina em ver o Eixo Leste tendo a sua funcionalidade e a integração do São Francisco nesta sua etapa, estando garantida”, revelou o ministro, que prevê a chegada das águas no açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, no final de abril.
Durante a agenda de hoje, o ministro esteve na barragem do reservatório Barreiro, onde foi registrado um vazamento, na última sexta-feira (3). Equipes técnicas do Ministério conseguiram vedar totalmente a dispersão da água na madrugada do último sábado (4). As obras de reforço da estrutura foram realizadas com sucesso e contaram com a instalação de rochas com mais de uma tonelada para garantir a segurança da barragem.
“Neste momento, o que transmitimos à sociedade desta região e à população brasileira é a tranquilidade de que o problema está solucionado e a garantia de continuidade das obras, principalmente para permitir a passagem da água do São Francisco e o abastecimento dos estados beneficiados”, afirmou o ministro.
As equipes do Ministério da Integração também estão elaborando um laudo técnico para definir as razões do vazamento. “Vamos continuar trabalhando para identificar a causa deste problema e assegurar a recuperação da área danificada. Porém, está liberada a elevação da cota do reservatório Barreiro para que prossiga o curso das águas”, disse Helder Barbalho.
Campina Grande
De helicóptero, o ministro, os senadores e a prefeita de Monteiro, Ana Lorena, embarcaram para Campina Grande, onde foram recebidos no Aeroporto João Suassuna, em Campina Grande, prefeito Romero Rodrigues.
O chefe do Executivo campinense foi convidado por Helder Barbalho para acompanhá-lo na viagem a Brasília. O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) embarcou por volta das 15h do aeroporto João Suassuna.
Comentários