icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Ministro dos Transportes autoriza duplicação da BR-230 em CG, mas obra só começa no 2º semestre

Duplicação vai ser feita no trecho entre Campina Grande e a Praça do Meio do Mundo.

Publicado em 05/02/2018 às 13:51


                                        
                                            Ministro dos Transportes autoriza duplicação da BR-230 em CG, mas obra só começa no 2º semestre

				
					Ministro dos Transportes autoriza duplicação da BR-230 em CG, mas obra só começa no 2º semestre

Foi assinada na manhã desta segunda-feira (5), em Campina Grande, a ordem de serviço para o início das obras de duplicação da BR-230 na Paraíba. Os serviços vão ser executados na extensão territorial de 31,6 quilômetros, no trecho entre a cidade de Campina Grande e a Praça do Meio do Mundo, entre os municípios de Pocinhos e Boa Vista. As obras, no entanto, só devem começar no segundo semestre. A previsão  para conclusão da primeira etapa do projeto é de 36 meses.

O documento autorizando os serviços na rodovia foi assinado pelo ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, ao lado de autoridades e políticos do estado. A solenidade aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP).

“Nossa expectativa é que o trabalho das obras comece no início do segundo semestre deste ano. Essa duplicação vai garantir uma trafegabilidade de qualidade até a Praça do Meio do Mundo e esperamos que todos os trabalhos sejam realizados com sucesso, no sentido de garantir a execução normal do projeto”, comentou o ministro.

A solenidade foi acompanhada pelos senadores paraibanos Raimundo Lira (MDB) e José Maranhão (MDB), além dos deputados federais Aguinaldo Ribeiro (PP), Rômulo Gouveia (PSD), Pedro Cunha Lima (PSDB), Hugo.Motta (PMDB) e Efraim Filho (DEM),  todos membros representantes da bancada federal do estado em Brasília. O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB) e o presidente da FIEP,  Buega Gadelha também participaram do evento.

Além da duplicação da pista no trecho, as obras incluem a construção de dois viadutos, todos localizados na cidade de Campina Grande. O primeiro vai ser na Avenida Assis Chateaubriand, no acesso da BR-230 à BR-104, e o segundo no trevo de ligação entre a Alça Sudoeste e a saída no acesso do Serrotão. O investimento previsto para as obras é orçado em R$ 367,9 milhões.

Obras atrasadas

O ministro Maurício Quintella também revelou durante a solenidade que o processo de judicialização atrasou o início das obras. “Essa obra deveria ter sido iniciada há um ano, mas infelizmente acabou sendo judicializada, e apenas agora no final do ano passado é que a justiça autorizou a assinatura de contrato”, disse.

Ainda de acordo com o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, o cronograma das obras até a Praça do Meio do Mundo refere-se apenas à primeira etapa do projeto. “Lembrando que essa é apenas a primeira etapa, porque queremos chegar também até o município de Patos”, ressaltou.

Visita técnica

Antes de chegar ao município de Campina Grande, o ministro Maurício Quintella, desembarcou na cidade de João Pessoa, e foi até Cabedelo para uma visita técnica às obras de implantação da terceira faixa na BR-230, que liga os dois municípios.

“Nós tivemos um atraso por conta da demora da retirada dos postes pela concessionária de energia local e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) teve que ir à Justiça para que fosse definido um cronograma. Também tivemos problemas com a licença ambiental, mas tudo já foi resolvido e o consórcio responsável disse que depois da retirada dos postes e árvores, esse tempo perdido pode ser recuperado”, revelou.

A visita do ministro no local foi acompanhada pelo coordenador da bancada federal paraibana, deputado federal Wilson Filho (PTB). O custo total dos serviços para implantação da terceira faixa na rodovia, entre os municípios de João Pessoa e Cabedelo está estimado em R$ 255,4 milhões. O projeto inclui a construção de 13 viadutos, 14 passarelas e o alargamento de plataforma e de acostamentos da pista, além da implantação de ciclovias. O trecho corresponde ao percurso de 26, 6 quilômetros de extensão.

Imagem

Epitácio Germano

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp