POLÍTICA
Ministro garante que governo federal vai investir no semi árido
Mangabeira Unger quer unificar a região com portos, ferrovias e viação regional que o governo federal ajudará a implantar no Nordeste.
Publicado em 05/03/2009 às 15:29
Da Secom-PB
“Não há solução para o Brasil, sem solução para o Nordeste”. Foi o que disse em entrevista a imprensa na Câmara Municipal de Patos, logo após o encontro com os produtores da região, o ministro Mangabeira Unger. Para ele, os problemas do semi-árido, onde vive a maior parte da população nordestina, passa obrigatoriamente por uma solução para a região.
Três razões, disse Mangabeira, levaram a comitiva naquela região, sendo a primeira a construção de uma iniciativa para o Nordeste. Segundo o ministro falta um grande projeto orientador, mas garantiu que agora é a hora para começar.
A segunda razão é a convicção de que esse projeto não deve ser deduzido de dogmas ou doutrinas, precisa ser inspirado no exemplo daquilo que já deu certo. Para ele é necessário se construir um modelo de desenvolvimento no semi-árido nordestino com a estratégia de agricultura irrigada e de sequeiro que dê característica empresarial a agricultura familiar.
E por último grandes obras que possam unificar a região, citando os portos, as ferrovias e a viação regional que colocará o Nordeste em comunhão consigo mesmo, pois essa unificação física será o palco indispensável de uma grande construção institucional. “O Nordeste é o maior órfão do modelo de desenvolvimento construído no Brasil no outro meio século”, lembrou Unger.
Comentários