POLÍTICA
Ministro pede mobilização social para combater a dengue em JP
Alexandre Padilha esteve em João Pessoa lançando a Estratégia Nacional de Combate à Dengue. Paraíba é um dos 16 estados com alto risco de epidemia.
Publicado em 18/02/2011 às 19:56
Jhonathan Oliveira
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha esteve em João Pessoa, no final da tarde desta sexta-feira (18), lançando a Estratégia Nacional de Combate à Dengue. A ação será executada em 16 Estados do país, que estão com um alto risco de epidemia da doença, entre os quais se encontra a Paraíba. Na ocasião o ministro explicou que a estratégia é uma antecipação para que a epidemia não venha a ocorrer e disse que é fundamental que haja uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal. Porém, ele acrescentou que o mais importante é que exista uma mobilização da sociedade contra a doença.
A solenidade de lançamento da Estratégia Nacional de Combate à Dengue aconteceu no auditório da Estação Ciência e contou com a presença do governador Ricardo Coutinho (PSB), do vice-governador Rômulo Gouveia (PSDB), do prefeito Luciano Agra (PSB) e de outras autoridades. Em seu discurso o ministro Alexandre Padilha disse que estava visitando pessoalmente os 16 estados que estão com risco de enfrentar uma epidemia da doença e disse que essa ação foi planejada logo nos primeiros dias do governo da presidente Dilma Rousseff (PT).
“Adotamos uma estratégia esse ano buscando se antecipar ao risco de epidemia da dengue. Se governador, cada prefeito fizer um esforço a mais agora vai evitar ter que enfrentar 22 semanas de epidemia”, disse o ministro se referindo ao tempo que a epidemia da dengue pode durar.
Padilha destacou que a dengue não é uma responsabilidade apenas do ministério e das secretarias de Saúde. Segundo ele, o combate tem que ser feito em conjunto por vários setores . “ O combate tem que acontecer de forma intersetorial. É preciso disseminar a informação em casas, igrejas, condomínios para que a gente tenha o maximo de pessoas empenhadas em eliminar todos os criadouros possíveis do mosquito”, acrescentou.
O ministro destacou ainda que a grande dificuldade no combate à doença é o fato da maioria dos focos estar dentro das casas das pessoas. “ A ação de mobilização tem que ser no íntimo, tem que ser lá dentro das residências. Cada um pode fazer alguma coisa para combater a dengue”, disse.
O governador Ricardo Coutinho (PSB) disse que a visita do ministro simbolizava uma conjugação de forças contra a dengue . E acrescentou que a Paraíba só chegou na situação em que se encontra porque no ano passado não foi feito o plano de contingência contra a doença. “ Só chegamos a essa situação porque esse plano de combate não realizado em 2010, como deveria ter sido”, disse.
Ricardo também anunciou que no próximo dia 26 o Governo do Estado fará uma dia de mobilização contra à dengue “ Vamos estimular a reflexão sobre isso em toda a Paraíba, pois não se combate a dengue sem mobilização. Você pode até fazer alguma coisa em sua casa, mas se o seu vizinho não fizer não vai adiantar de nada”, completou.
Antes da solenidade o governador Ricardo Coutinho entregou ao ministro um documento com um diagnóstico de todos os municípios da Paraíba que estão sofrendo risco de epidemia de dengue. No mesmo documento também constam as medidas que já estão sendo tomadas dentro do Plano de Contingência da Dengue que está sendo desenvolvido em parceria com os 223 municípios paraibanos.
Comentários