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POLÍTICA

Ministro sinaliza subir tributos para compensar diesel mais barato para caminhoneiros

Eduardo Guardia (Fazenda) afirma que a reoneração da folha de pagamentos não é suficiente para compensar perdas.

Publicado em 28/05/2018 às 17:05 | Atualizado em 28/05/2018 às 18:33


                                        
                                            Ministro sinaliza subir tributos para compensar diesel mais barato para caminhoneiros
Em entrevista coletiva hoje (28), o ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, reiterou que não há disponibilidade fiscal por parte do governo para fixar mais reduções de preços de combustíveis.. José Cruz/Agência Brasil

				
					Ministro sinaliza subir tributos para compensar diesel mais barato para caminhoneiros
Em entrevista,  ministro Eduardo Guardia, reiterou que não há disponibilidade fiscal para fixar mais reduções de preços de combustíveis. José Cruz/Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, afirmou nesta segunda-feira  (28) que não haverá aumento da carga tributária, com a criação de novos impostos, para compensar as medidas firmadas no acordo com os caminhoneiros. Entretanto, segundo ele, a perda de arrecadação deverá ser compensada em outros tributos já existentes e com cortes de gastos e investimentos.

"Do ponto de vista da meta fiscal tudo está compensado. A parcela de redução de impostos [sobre o diesel] é neutra e virá de outras fontes de arrecadação”, disse em entrevista coletiva. O custo final da redução do preço do diesel deve ficar em R$ 9,5 bilhões este ano.

Os caminhoneiros autônomos estão paralisados desde o dia 21 de maio e causaram o desabastecimento de produtos em vários locais do país. Entre os pontos negociados para que eles voltem ao trabalho está a redução do preço diesel em R$ 0,46 pelo prazo de 60 dias.

Depois desse período, o preço do diesel será ajustado mensalmente, de acordo com a política de preços da Petrobras e o governo manterá o subsídio de R$ 0,46. “Não haverá congelamento dos preços. Eles ficarão fixos por 60 dias e depois serão alterados para cima ou para baixo, dependendo do preço no mercado internacional e da taxa de câmbio”, explicou Guardia.

A redução de preço do diesel será viabilizada mediante redução de tributos e a criação de um programa de subvenção ao diesel.

Entenda de onde vem a redução de R$ 0,46

R$ 0,16

Os tributos federais incidentes no diesel são a Cide (R$ 0,05 por litro) e o PIS/Cofins (R$ 0,41 por litro).

A Cide será zerada e haverá redução de R$ 0,11 no PIS/Cofins (mantendo-se R$ 0,30 por litro), ou seja, redução de R$ 0,16.

Para pagar esses R$ 0,16, o governo aguarda a aprovação do projeto de reoneração da folha de pagamento de setores da economia, que está em tramitação do Congresso. “É condição necessária, mas não suficiente para fazer a redução de R$ 0,16”, disse Guardia. Ele explicou que essa redução custará R$ 4 bilhões e que a reoneração garantirá algo em torno de R$ 3 bilhões por isso, outras medidas de tributação serão necessárias. O ministro, entretanto, não detalhou quais serão essas medidas.

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Josusmar Barbosa

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