POLÍTICA
Ministros tentam gerar agenda positiva na PB
Palavra de ordem no Palácio do Planalto é criar fatos positivos para tirar a crise do foco.
Publicado em 05/06/2015 às 6:00 | Atualizado em 08/02/2024 às 17:01
Na tentativa de emplacar uma agenda positiva no Nordeste, a presidente Dilma Rousseff (PT) tem enviado ministros para cumprir pauta administrativa na Paraíba. Apenas esta semana a capital recebeu as visitas dos ministros dos Esportes, George Hilton, e do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias. Além deles, os ministros das Cidades, Gilberto Kassab; da Integração Nacional, Gilberto Occhi; e do Turismo, Henrique Eduardo Alves, têm visitas previstas ao Estado ainda este mês. A palavra de ordem no Palácio do Planalto tem sido fugir da crise econômica e gerar notícias positivas.
A estratégia vem uma semana após a divulgação do pacote de corte orçamentário de R$ 69,9 milhões anunciado por Dilma para promover superávit fiscal. O contingenciamento preocupa os estados com recursos escassos como a Paraíba, que esperava receber do Governo Federal quase R$ 1 bilhão para finalizar obras em andamento.
SALDO
Apesar da atenção ao Estado, o saldo das visitas não é convertido em novos investimentos. Em rápida passagem pela capital, na última quarta-feira, o ministro dos Esportes se limitou a visitar as obras finalizadas da Vila Olímpica Parahyba e assinar um termo para garantir recursos para equipar o complexo esportivo. George Hilton também visitou o Estádio Almeidão e o ginásio O Ronaldão, sem trazer mais novidade.
Na segunda-feira quem esteve aqui foi o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias. Cumprindo pauta protocolar, não trouxe novidades para a Paraíba. Ele participou da abertura do Fórum Regional dos Gestores Estaduais ligados à Agricultura Familiar no Nordeste e resumiu seu pronunciamento à promessa de dar moradia a todos os 120 mil assentados no país. Nada específico para a Paraíba.
A próxima visita é do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, que estará em Campina Grande hoje para o encerramento do Seminário Cidade Expressa, que tem como pauta o Plano de Mobilidade Urbana da cidade.
Já a vinda do ministro do Turismo foi confirmada pelo deputado Rômulo Gouveia (PSD) para o dia 20 de junho. Além de visitar o São João de Campina Grande, Henrique Alves visita o Sertão e o Centro de Convenções, em João Pessoa. A obra é umas das prioridades do governador Ricardo Coutinho (PSB), que esteve na semana peregrinando pelos ministérios para confirmar as obras que sofreriam corte do governo, e voltou sem conseguir audiência com Henrique.
Rômulo disse que também solicitou ao Ministério do Turismo incentivos para o Memorial Frei Damião e o Parque do Poeta, em Guarabira. O prefeito da cidade, Zenóbio Toscano, acompanhou o deputado.
Com o pé na estrada
Ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias.
Segunda-feira
Abriu o Fórum Regional dos Gestores Estaduais ligados à Agricultura Familiar
Ministro dos Esportes, George Hilton.
Quarta-feira
Vistoriou a Vila Olímpica, estádio O Almeidão e o ginásio O Ronaldão
Ministro das Cidades, Gilberto Kassab.
Hoje
Participa do encerramento do Seminário Cidade Expressa, em Campina Grande
Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi.
Dia 12 de junho
Vistoria as obras da Transposição e audiência pública em Campina Grande
Ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.
Dia 20 de junho
Visita o São de Campina Grande e o Centro de Convenções, na capital
Comentários