POLÍTICA
Movimentos organizam vigília e atos em defesa de Lula na Paraíba
Manifestações defendem absolvição do petista para que ele dispute presidência.
Publicado em 23/01/2018 às 14:01 | Atualizado em 23/01/2018 às 18:16
Às vésperas do julgamento do ex-presidente Lula (PT), previsto para esta quarta-feira (24), em Porto Alegre (RS), movimentos populares, na Paraíba, estão organizando uma série de manifestações em defesa do petista ser candidato à presidência da República este ano. As mobilizações tiveram início na manhã desta terça-feira (23) com o bloqueio de várias rodovias federais no estado e seguem à tarde, com panfletagem e uma série de outros atos confirmados em pelo menos onze municípios paraibanos.
Em João Pessoa, membros da Frente Brasil Popular, que conduz as manifestações, iniciam os trabalhos na tarde desta terça-feira com panfletagem em diversos pontos da cidade. A ação é um convite para uma vigília que será realizada a partir das 19h, na Praça João Pessoa, em “Defesa da democracia e do direito de Lula ser candidato”, conforme explicou o presidente do PT da Paraíba, Jackson Macedo.
Durante a vigília, com expectativa de público de duas mil pessoas, segundo o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-PB), Paulo Marcelo, serão realizados diversos atos públicos com as presenças de artistas, intelectuais e militantes dos movimentos sociais. “Este é um momento histórico para nós, porque é um julgamento nunca visto, em que o presidente não se provou nada contra ele. Não estou dizendo que ele é santo, mas que não há provas contra ele e queremos mostrar que queremos Lula presidente e que ele tem o direito de ser candidato”, comentou Marcelo.
A partir das 8h, após um café da manhã, os manifestantes devem realizar uma caminhada pelas principais ruas do Centro da capital para convocar a população para acompanhar o julgamento de Lula, que deverá ser transmitido pela internet. “Vamos colocar um telão e acompanhar juntos. Será um ato pacífico, assim como sempre temos realizado na Paraíba”, disse o presidente da CUT-PB.
Além da CUT-PB, participam das manifestações entidades como Fetag, Nova Central, Levante Popular da Juventude, pastorais de Igrejas, CTB, UNE, MST, além de centrais sindicais, partidos progressistas e movimentos de mulheres.
Outras cidades
Em Campina Grande, a Frente Brasil Popular realiza nesta terça-feira um encontro para panfletagem do jornal "Brasil de Fato". A ação será realizada na Praça da Bandeira, às 16h30, onde também haverá atividades durante o julgamento do ex-presidente amanhã.
Em Cajazeiras, organizadores planejam um virgília com café da manhã, a partir das 8h, na Câmara Municipal de Cajazeiras, nesta quarta-feira. Já em Areia, os manifestantes devem se reunir para transmitir ao vivo o julgamento de Lula, a partir das 8h, na Praça do Coreto, Centro. Em Sapé, o encontro, também a partir das 8h, ocorre na sede do Sindicato Dos Trabalhadores Rurais.
Também foi listada, durante uma coletiva realizada na manhã desta terça-feira, a realização de manifestações em Alagoa Grande, Remígio, Esperança e Bananeiras.
Comentários