POLÍTICA
MP recebeu mais de 100 denúncias de corrupção
Denúncias foram feitas desde o dia 10, quando o MP lançou o portal 127 e abriu o Disque-denúncia 127.
Publicado em 22/08/2012 às 8:00
Desde que lançou o Portal 127 e o Disque denúncia 127, no último dia 10, o Ministério Público da Paraíba já recebeu mais de 100 denúncias de corrupção. O promotor Bertrand Asfora, coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal (Caop-Crim), informou ontem que entre as denúncias estão 13 que têm relação direta com a campanha eleitoral.
Segundo Bertrand Asfora, no total foram feitas 89 denúncias pela central telefônica e 38 pelo portal. O MP ainda não tem um levantamento sobre os assuntos tratados pelas denúncias feitas por telefone, tem apenas os detalhes das que foram movidas pela internet. As denúncias eleitorais envolvem dez municípios paraibanos, mas o promotor não quis revelar quais são eles.
Dentre outros fatos, as denúncias eleitorais dizem respeito a nomeações em período vedado; contratação de aluguéis com o propósito de captar votos e até utilização das redes sociais com cunho discriminatório. Segundo Asfora, também aparecem entre as supostas irregularidades a utilização de veículos locados às prefeituras adesivados com propagandas de candidatos e também o uso de poder político em repartições estaduais.
Todas as denúncias que têm relação com eleições serão encaminhadas para as promotorias eleitorais locais, para que sejam tomadas as providências cabíveis. Já as demais serão investigadas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e de Investigações Criminais (Gaeco).
O promotor Bertrand Asfora avaliou esses primeiros dias de funcionamento dos dois canais de denúncias para corrupção como positivo. “Todo canal direto com a coletividade facilita o trabalho dos promotores”, afirmou.
A reportagem tentou falar com o Governo do Estado sobre a denúncia de uso de poder político citada pelo Ministério Público, mas as ligações não foram atendidas.
Comentários