icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

MP tenta recuperar terrenos públicos doados de forma irregular

A lista de pedidos feitos por vereadores para que novas doações sejam feitas é extensa. Igrejas são as principais beneficiárias.

Publicado em 02/08/2015 às 13:41

Desde 2007 o Ministério Público da Paraíba (MPPB) moveu 59 ações civis públicas para reaver áreas doadas de forma ilegal em João Pessoa. De forma desenfreada e ferindo o interesse coletivo, os terrenos públicos foram concedidos em sua maioria para construção de igrejas, associações e instituições filantrópicas. Todas as ações foram propostas pela Promotoria do Patrimônio Público da capital para questionar a legalidade das doações.

Atualmente, a 2ª Promotoria possui em execução apenas um procedimento, instaurado para investigar supostas irregularidades na doação de um terreno, no conjunto Anatólia, para construção de uma igreja. O inquérito apura suposto ato de improbidade administrativa na doação da área, que ocorreu ainda na gestão do ex-prefeito Cícero Lucena (PSDB). Conforme levantamento feito na Câmara Municipal de João Pessoa, somente em 2004 foram doados dez terrenos públicos.

Desde que assumiu a gestão municipal, o prefeito Luciano Cartaxo (PT) doou apenas um terreno público no bairro de Mangabeira, em 2013, para construção de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Porém, a lista de pedidos feitos por vereadores para que novas doações sejam feitas é extensa. Os parlamentares ignoram o interesse coletivo ao apresentar requerimentos para doação de áreas para construção de novas igrejas na capital.

Dentre as entidades beneficiadas com terrenos doados na capital está o Tribunal de Justiça da Paraíba, que recebeu uma área no bairro do Altiplano para construção do prédio que abriga a Escola Superior da Magistratura, o clube Internacional de Cruz das Armas e Clube de Engenharia da Paraíba. A legalidade na doação de áreas públicas é um tema debatido de forma recorrente na Paraíba. Em 2010, o Ministério Público já investigava supostas irregularidades na doação de terrenos pela Prefeitura de Campina Grande, a maior parte deles concedida à Arquidiocese da cidade.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp