icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

MPF ingressa com ação contra prefeitos investigados na Andaime

Gestores são acusados de fraude em licitação e desvio de recursos públicos.   

Publicado em 21/07/2016 às 14:01

O Ministério Público Federal (MPF) em Sousa (PB) ingressou com ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra a prefeita de Joca Claudino, Lucrécia Adriana (PDT), e contra o prefeito de Bernardino Batista, Gervázio Gomes dos Santos (PSB), pré-candidato à reeleição. Os dois gestores são acusados de envolvimento com fraudes em licitação, desvios de recursos públicos e enriquecimento ilícito, constatadas no âmbito da Operação Andaime.

Lucrécia Adriana foi afastada do cargo na manhã desta quarta-feira (20), na 3ª fase da Operação. A prefeita afastada Lucrécia Andrade deixou o cargo após a determinação da 8ª Vara Federal da Seção Judiciária da Paraíba, a pedido do MPF. A vice-prefeita de Joca Claudino, no Sertão da Paraíba, Maria Vilaneide Andrade do Nascimento (PDT), deve assumir interinamente nesta sexta-feira (29).

Em desdobramento cível das irregularidades constatadas no âmbito da Operação Andaime, nesta quarta-feira, 20 de julho, servidores da Justiça, policiais federais e auditores da Controladoria-Geral da União (CGU) cumpriram mandados de busca e apreensão em sete imóveis nas cidades de Sousa, Uiraúna, Joca Claudino e Bernardino Batista, entre eles as residências dos dois prefeitos (Lucrécia e Gervázio), e outros imóveis que seriam dos gestores.

As buscas tiveram por objetivo colher provas para apurar a materialidade e autoria de ilícitos dos prefeitos e de Antônio Duarte Lima (“Antônio Batalha”), vereador de Joca Claudino. Imóvel de Antônio Duarte também foi alvo de busca e apreensão.

Participaram das diligências cinco auditores da Controladoria-Geral da União (CGU), 21 policiais federais (três para cada imóvel) e nove serventuários da Justiça Federal.

Outro afastamento

Na terceira fase da Operação Andaime, em fevereiro deste ano, a prefeita de Monte Horebe (PB), Claudia Dias, também foi afastada, mas já retornou ao cargo.

Operação Andaime

A Operação Andaime, deflagrada em junho de 2015, apura irregularidades em licitações e contratos públicos, em especial fraude em licitações e desvio de recursos públicos na execução de obras públicas, já tendo sido investigados diversos municípios.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp