POLÍTICA
MPPB recomenda cumprimento da lei da meia entrada
Promotoria de Defesa do Consumidor recebeu denuncias de que a lei não está sendo cumprida.
Publicado em 08/05/2013 às 10:10
A Promotoria de Defesa do Consumidor expediu Recomendação para que se cumpra a Lei Estadual nº 9.669/2012, para que estudantes tenham direito a meia passagem em transporte intermunicipal sem a necessidade de apresentação de carteirinha. De acordo com a Lei, os estudantes têm o direito de 50% desconto em passagens de ônibus municipais e intermunicipais, para usufruir deste direito, basta que o aluno leve um comprovante de matrícula do ano em curso, juntamente com documento de identificação com foto válido em território nacional.
A Promotoria recebeu diversas denúncias sobre o descumprimento da Lei por empresas de ônibus intermunicipais, que exigiam a apresentação da carteira de estudante como único requisito para obtenção da meia passagem. Se a Lei continuar sendo descumprida, estas empresas podem sofrer penalidades como o pagamento de multa no valor R$ 20 mil. Em caso de reincidência o valor é de R$ 50 mil.
A Lei Estadual nº 9.669/2012, com as suas alterações através da Lei nº 9.877/2012, garantem a meia entrada ao estudante ou cidadão a pagar apenas a metade do preço apresentado, em quaisquer das modalidades praticadas, para a aquisição de entrada, ingresso, convite, passagem, ticket ou similar, nas casas de espetáculos em geral, shows, cinemas, teatros, circos, rodeios, vaquejadas, exposições, museus, festas folclóricas, parques, zoológicos, transportes públicos, estabelecimentos comerciais que realizem eventos festivos de quaisquer natureza, campos de futebol e congêneres que realizem eventos esportivos, de diversão, de lazer, transporte e culturais.
A Lei abarca alunos regularmente matriculados no ensino fundamental, médio, curso de jovens e adultos, técnico, tecnológico e superior, cursos de extensão ou preparatórios de quaisquer natureza, superiores a seis meses, especialização, pós-graduação, mestrado e doutorado. Além de menores de 12 anos de idade e maiores de 60.
Comentários