POLÍTICA
Mulheres comandam pastas com maiores orçamentos em CG
Atuação feminina está presente nas secretarias de Saúde, Educação, Obras e Assistência Social.
Publicado em 08/03/2017 às 8:01
Com um histórico de incansáveis lutas, o público feminino vem se destacando frente aos cargos públicos. Em Campina Grande, as pastas municipais de maiores orçamentos são comandadas por mulheres, reforçando um gradativo cenário de inserção feminina no mercado de trabalho e na gestão pública. A atuação de mulheres está presente nas secretarias de Saúde, Educação, Obras e Assistência Social, consideradas as principais pastas de um município.
Aos 43 anos, professora doutora em sociologia, a pernambucana Iolanda Barbosa, é a responsável por decidir os rumos e ações da Secretaria Municipal de Educação. Começou a trabalhar ainda quando era adolescente como secretária de uma loja de tecidos em Santa Cruz do Capibaribe (PE), se tornou gerente, mas logo seguiu os caminhos da educação quando ingressou no curso de Ciência Sociais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde fez mestrado e doutorado.
Iolanda confessa que sempre foi ligada aos assuntos que envolviam educação e uma aluna muito participativa em projetos acadêmicos. A educação a fez trilhar um rumo sempre ascendente e a professora hoje se orgulha pelos resultados alcançados pelo caminho que trilhou. “Eu sou uma menina de Santa Cruz do Capibaribe, filha de professora e muito cedo coloquei na cabeça que queria ser professora de universidade. Passei no concurso da UFPB e depois no da UEPB e também fui professora na Facisa. Acredito que foi esse histórico que levou Romero a me convidar para o cargo”, disse.
Já comandando a pasta da saúde está a especialista em Saúde Pública, Luzia Pinto, considerada uma das sanitaristas mais experientes da Paraíba. Atuou como gestora de unidades de saúde, vice-presidente da APAE, Presidente da Comissão Intergestora Regional (CIR Borborema) na instância deliberativa do SUS, membro do Conselho Municipal de Saúde de Campina Grande e da diretoria do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems). Foi diretora de Planejamento e Regulação de Serviços da Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande nos dois primeiros anos da gestão do prefeito Romero Rodrigues e tantas tantas experiências a levou ao cargo de secretária em 2015.
Ainda na gestão municipal e embarcando na primeira experiência no serviço público, a engenheira civil, Fernanda Ribeiro, assumiu o comando da Secretaria Municipal de Obras. Fernanda se desdobra para cuidar da casa, dos filhos, do marido e ainda tomar decisões à frente da pasta. “Eu sou mãe, esposa e é um desafio enorme ser secretária. Como mulher eu me sinto muito satisfeita em chegar até aqui e com certeza mais conquistas virão pela frente”, comemorou.
A prefeitura de Campina Grande também tem Eva Gouveia como secretária de Assistência Social.
Comentários