POLÍTICA
'Mulheres precisam disputar para valer', defende desembargadora Fátima Maranhão sobre Eleições
Desembargadora critica “candidatas laranja”, defende repasse de recursos e pede participação efetiva das mulheres na política.
Publicado em 04/12/2025 às 17:07

A desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão, disse nesta quinta-feira (04), em entrevista à CBN João Pessoa, que as mulheres precisam disputar as eleições “pra valer” em 2026. Ela também defendeu a aplicação correta da cota de gênero, que garante uma quantidade mínima de candidaturas femininas nas eleições.
Segundo a desembargadora, o aumento da participação feminina na política ocorre não somente com o respeito à norma que assegura o mínimo de 30% e o máximo de 70% de candidaturas de cada sexo, mas também com o repasse de recursos suficientes para a disputa.
“Que as mulheres não sejam candidatas fictícias, para não dizer candidatas “laranja”. Elas precisam disputar para valer. Que elas fiquem alertas, e que os partidos cumpram, inclusive, com o envio dos recursos financeiros para elas”, opinou.
“Tenho certeza de que temos mulheres de valor [na política] e que elas serão candidatas, para que tenhamos uma representatividade maior na política”, disse.
Elas por Elas
A desembargadora é presidente do Comitê de Participação Feminina, órgão subordinado ao Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), e que embora não atue na seara eleitoral, incentiva a inclusão feminina nos espaços de poder, sobretudo no Poder Judiciário.
Segundo Fátima Maranhão, o projeto visa a equidade de gênero em cargos da magistratura, com olhar voltado à valorização das mulheres servidoras e também às mulheres que necessitam de apoio do Poder Judiciário.
Uma das ações do Comitê é a instalação de salas de amamentação em prédios da Justiça, bem como o atendimento humanizado para mães atípicas.
Homenagem a José Maranhão
Viúva do senador José Maranhão, a desembargadora Fátima Maranhão também falou sobre o lançamento de um livro em homenagem ao político, de Sales Gaudêncio. O evento ocorrerá na Assembleia Legislativa da Paraíba, na próxima quinta-feira (11).
A programação também contará com a entrega da Medalha de Honra ao Mérito Governador José Targino Maranhão – Zé Maranhão, destinada a reconhecer pessoas e entidades que se destacam pela atuação em prol da sociedade paraibana.
Ouça a entrevista na íntegra no site da CBN

Comentários