POLÍTICA
Música de Chico César contra 'bolsominions' recebe nota de repúdio da Câmara de JP
O requerimento de Eliza Virgínia foi votado em bloco e causou rebuliço entre parlamentares.
Publicado em 13/08/2020 às 12:17 | Atualizado em 13/08/2020 às 16:15
A Câmara Municipal de João Pessoa aprovou um voto de repúdio ao cantor e compositor paraibano Chico César, por causa da letra da música 'Bolsominions'. O requerimento da vereadora Eliza Virgínia (Progressistas) foi votado em bloco na sessão remota desta quinta-feira (13) e causou incômodo entre os parlamentares, que tentaram se posicionar após a aprovação da matéria, depois que o vereador Milanez Neto (PV), na condição de presidente da sessão, informou que o pedido havia sido aprovado por unanimidade.
Simpatizante do presidente Jair Bolsonaro, Eliza Virgínia sugeriu a nota de repúdio devido ao trecho da letra dizer "Bolsominions são demônios que saíram do culto para brincar de amigo oculto com Satan no condomínio". Bolsominions é a forma como algumas pessoas chamas os apoiadores do presidente. Na justificativa ela defende que a canção incentiva a intolerância religiosa. "Nunca jamais vou me furtar das minhas prerrogativas, que eu seja discriminada e termos nossos símbolo vilipendiados por quem quer se seja", destacou, na sessão.
Sílvio Osias: Chico César chama 'bolsominions' de demônios; direita 'estrebucha
Única a se abster ao voto do repúdio, a vereadora Sandra Marrocos (PT) ficou a todo tempo tentando justificar o seu posicionamento sobre o requerimento, sendo interrompida pelos colegas do parlamento que tentaram se posicionar em vão sobre a matéria.
Um dos que questionou o requerimento foi o vereador Thiago Lucena (PRTB). "A letra é de extremo mau gosto, mas não acho que seja do nosso papel repudiar um artista genuinamente paraibano", comentou.
Em tom ponderado, o vereador Bispo José Luiz (Republicanos) também criticou o requerimento de Eliza Virgínia. "A gente não pode criticar o trabalho de um artista da nossa terra com renome internacional por causa de uma letra ruim. A letra é de péssimo gosto, ofender sim, não tem dúvida, mas se não tivesse a votação em bloco eu iria me abster", destacou.
Sem entrar no mérito, o vereador Lucas de Britto (PV) questionou apenas o excesso de proposições de notas de repúdio e de aplauso que estariam congestionando os trabalhos legislativos na Casa. Ele foi seguido pelo vereador Sérgio da SAC, que achou desnecessário a proposta.
Veja o vídeo de Chico César interpretando a música
https://www.instagram.com/p/CBmAbIogDMO/
Comentários