icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Mutirão para reduzir população carcerária começa nesta segunda-feira

Trabalho será realizado nas Varas criminais de João Pessoa e Campina Grande.

Publicado em 22/01/2017 às 7:00

As unidades judiciárias criminais de João Pessoa e Campina Grande iniciarão, a partir da próxima segunda-feira (23), um esforço concentrado para acelerar o julgamento das ações penais com presos provisórios. A estratégia do Poder Judiciário da Paraíba é tentar reduzir a população carcerária neste momento de crise no sistema penitenciário em todo o país. “Atualmente, cerca de 40% dos presos estão aguardando julgamento. Esta é uma média nacional”, revelou o juiz auxiliar da Presidência do TJPB e coordenador do esforço, Carlos Neves da Franca Filho.

“O esforço concentrado é uma determinação da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Carmem Lúcia, e deverá ocorrer em todos os estados da federação, por 90 dias, podendo ser prorrogado. Dobrarei o número de juízes, servidores e assessores nas unidades com mais problemas, para darmos uma resposta positiva à sociedade”, declarou o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Marcos Cavalcanti, que esteve reunido na quarta-feira (17) com juízes das Caras criminais das duas cidades para acertar os detalhes do trabalho.

>>> Mutirão da Justiça nos presídios começa por João Pessoa e Campina

Na ocasião, o presidente lembrou os atuais problemas carcerários enfrentados em todo o país e afirmou que, com esta ação, o Judiciário busca enfrentar a parte que lhe cabe: julgar os processos e combater a morosidade.

A reunião contou também com a presença do presidente eleito para a próxima gestão do TJPB, desembargador Joás de Brito Pereira Filho, além dos desembargadores Carlos Martins Beltrão Filho e Márcio Murilo da Cunha Ramos. Titulares das unidades (Entorpecentes, Tribunal do Júri, Criminais, Execução Penal e Violência Doméstica contra a Mulher) também estiveram presentes e expuseram as particularidades de cada área, a fim de criarem soluções individualizadas.

Além de integrantes da Justiça, o esforço terá a participação do Ministério Publico, Defensoria Pública, OAB e demais órgãos envolvidos com o Sistema Penitenciário da Paraíba.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp